domingo, 2 de julho de 2017

Criadores de Stop-Motion: Lotte Reiniger e a Arte das Silhuetas

Lotte Reiniger, pioneira no mundo do filme de animação, e um exemplo para as mulheres na indústria cinematográfica, nasceu em 1899, em Berlim. Os seus filmes hipnóticos, cuidadosamente elaborados a partir de pedaços de cartão e fio, animados à mão, influenciaram gerações de cineastas e artistas. Foi ela a autora da chamada primeira longa metragem de filmes de animação, "The Adventures of Prince Achmed" (1926). Os seus filmes, e os seus encantos são fenomenais, mas há contradições na história de Reiniger. Enquanto pensamos em Reiniger como uma artesã, o seu trabalho foi principalmente inspirado por tradições antiquadas de perfomances e histórias tradicionais. A sua história também é cautelosa, já que ela trabalhou em torno do que é ser uma mulher na indústria cinematográfica, o que não era muito fácil no tempo em que viveu.
O cinema era a paixão de Reiniger: quando criança ficou encantada com os filmes de Georges Méliès, e mais tarde com os filmes expressionistas de  Paul Wegener. Era também uma entusiasta pela arte chinesa de marionetas das sombras, criando os seus próprios espectros de silhuetas para um público caseiro. O seu primeiro passo propriamente dito no campo da animação foi com "The Pied Piper of Hamelin" (1918). Wegener descobriu-a, e como não conseguia controlar ratazanas (mesmo cobaias) num cenário, contratou-a para animar roedores de madeira, estilo stop-motion. O resultado foi triunfante, e daqui para a frente já podia assegurar a sua própria assinatura.
Juntou-se a um estúdio experimental de animação, o Berliner Institut für Kulturforschung, onde conheceu vários vanguardistas, como Bertolt Brecht e o seu futuro marido, Carl Koch. Foi aqui que foi dando asas à sua imaginação, e trabalhando como realizadora, e sobretudo, artistas. Hoje iremos conhecer vários dos seus filmes.

As Aventuras do Príncipe Achmed (Die Abenteuer des Prinzen Achme) 1926
Com base em histórias das "Mil e Uma Noites". Um feiticeiro malvado engana o príncipe Achmed para montar um cavalo mágico, mas heroicamente ele consegue subjugar o cavalo mágico que usa para voar para muitas aventuras. Enquanto viaja apaixona-se pela bela princesa Peri Banu, e deve derrotar um exército de demónios para conquistar o seu coração. O filme inteiro é animado usando a técnica da silhueta, que emprega papelão móvel e recortes de metal colocados na frente de folhas de vidro iluminadas. Reiniger tinha apenas 27 anos quando completou este filme, que é considerado a primeira longa metragem de animação da história do cinema.

Papageno (Papageno) 1935
"Papageno" é uma curta metragem de 10 minutos, e mais um belo exemplo da extraordinária arte de Lotte Reiniger, baseado na "Flauta Mágica" de Wolfgang Amadeus Mozart. Conta a história de uma das personagens dessa obra, Papageno, um ser metade homem, metade pássaro. Nesta curta ele tem o objectivo de encontrar o seu par, o que não será fácil. Uma
fantástica mistura de beleza e humor, por vezes humor negro, e não esquecer a música de Mozart, e da "Flauta Mágica".
  

Die goldene Gans (Die goldene Gans) 1944
Baseado no conto de fadas dos irmãos Grimm, Dummling vai para a floresta cortar madeira para a família. Onde os seus dois irmãos falharam uma verdadeira aventura está a começar para Dummling. Por ter sido feito durante a Segunda Guerra Mundial este filme nunca foi terminado, ainda assim conta uma história completa. Por esta altura Reiniger já tinha mais de 30 obras realizadas, entre curtas e longas metragens, mas por causa da guerra a sua carreira seria interrompida, para retomar 5 anos depois.
  

Aladino e a Lâmpada Mágica (Aladdin and the Magic Lam) 1954
Um dos primeiros filmes que Lotte Reiniger fez para Louis Hagen e a sua produtora baseada em Londres, a Primrose Productions, foi feito com a intenção de ser exibido na televisão americana, daí o sotaque americano do narrador. Tal como The Magic Horse (1954), também da mesma produtora, desenvolve temas, e recicla algumas cenas de As Aventuras do Príncipe Achmed, onde a trama de Aladino formava uma sub-trama menor. A técnica das silhuetas é muito bem adaptada a este mundo das Mil e Uma Noites, tornando esta curta de 14 minutos uma das obras mais interessantes da realizadora.

Sem comentários: