sábado, 22 de julho de 2017

Jogos de Guerra (Wargames) 1983

Um jovem especialista em computadores liga-se acidentalmente a um super-computador secreto que tem o controlo de todo o arsenal nuclear dos Estados Unidos. Desafia-o para um jogo entre a América e a Rússia, e inocentemente começa a contagem decrescente para a Terceira Guerra Mundial. Será que ele consegue convencer o computador que apenas queria fazer um jogo e não começar uma guerra verdadeira?
Embora "Jogos de Guerra" seja considerado principalmente uma aventura de ficção cientifica juvenil, na altura do seu lançamento foi levado muito a sério, graças ao medo predominante da guerra nuclear, adicionado ao facto de na altura a maioria das pessoas não saberem como os modems e os computadores funcionavam. A ponderação de algumas questões muito reais levou o filme a ser nomeado para três Óscares, incluindo o de melhor argumento, para Lawrence Lasker e Walter F. Parks, que alguns anos mais tarde revisitariam o tema "hacker", no filme "Sneakers" de Phil Alden Robinson. 
Alguns aspectos estão reconhecidamente datados, mas "Wargames" nos dias correntes ainda consegue ser um thriller fascinante e inteligente, com interpretações fantásticas de um elenco muito capacitado. Matthew Broderick faz um herói relutante perfeito, parecendo igual a qualquer um dos nossos vizinhos, o que favorece a opinião de que esta calamidade poderia acontecer um qualquer altura e qualquer canto do mundo. 
Para apreciar "WarGames" adequadamente têm de ser ignorados alguns buracos no argumento, saltos de lógica e algumas imprecisões. John Badham, um dos realizadores mais prolíficos dos anos oitenta, está atrás das câmaras.

Link
Imdb

Sem comentários: