segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

O Rato Que Ruge ( The Mouse That Roared) 1959

 Quando a sua única exportação perde o lucrativo mercado americano para um imitador barato, Grand Fenwick, o país mais pequeno do mundo, rapidamente falido por causa daquela reviravolta, declara guerra aos Estados Unidos para receber ajuda financeira pela sua derrota inevitável. Enviam uma força de invasão a Nova Iorque que chega durante um exercício militar que limpou as ruas. Vagueando para encontrar alguém para se render, descobrem um cientista com uma arma que pode destruir a terra.
Comédia clássica da Guerra Fria baseada num livro de Leonard Wibberley, um pouco datada desde a sua estreia, mas mesmo assim muito interessante, com um olhar humorístico sobre as relações diplomáticas internacionais pós Segunda Guerra Mundial. Peter Sellers teve a sua primeira oportunidade (tal como Alec Guiness) de interpretar vários papéis separados, e mostra uma pitada do que seria a sua carreira no futuro. Embora na segunda metade o filme tenha um pouco de slapstick a mais, há momentos suficientes de sátira inteligente. 
Foi um grande êxito no seu tempo, tendo estreado primeiro em cinemas de arthouse, em parte graças à presença no elenco de Jean Seberg, actriz americana que no ano seguinte brilharia em "O Acossado" de Godard. A realização era de Jack Arnold, que na década de cinquenta se havia destacado a realizar alguns dos mais importantes filmes de ficção cientifica do seu tempo. 

Imdb  

Sem comentários: