quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Angústia... e Obsessão (Windows) 1980

"Windows" conta uma história complicada de obsessão e vitimização sexual. Tímida e introvertida, Emily Hollander deixa o seu marido abusivo para fazer uma vida sozinha, mas logo é notada pela vizinha Andrea, uma mulher lésbica que se apega obsessivamente a Emily. Usando um telescópio, Andrea espia Emily pela janela do seu apartamento, e apesar das numerosas tentativas de se aproximar de Emily, estas saem goradas, e acaba por contratar um homem para a violar e gravar tudo em cassete. 
O lançamento de "Windows" provocou uma considerável controvérsia entre os grupos de direitos gays por toda a América, por causa do estereótipo da lésbica Andrea, como uma homossexual psicopata. Quando o filme estreou a 18 de Janeiro de 1980, vários grupos de direitos gays fizeram piquetes nos cinemas de Nova Iorque e outras grandes cidades, e o filme recebeu criticas contundentes que combinaram com o esforço dos manifestantes para manter o público longe dos cinemas. A Transamerica Company, controladora da United Artists, desistiu dos planos da exibição do filme nos cinemas do norte da Califórnia depois de receber sérias ameaças de interrupção e violência. 
Acabou por ser um fracasso de bilheteira, o que foi uma vitória para os protestantes contra o filme, mas logo a seguir a atenção dos protestantes se virou para um outro filme semelhante. Foi a única obra de Gordon Willis como realizador, conhecido director de fotografia em filmes como "Klute", "The Godfather," (toda a trilogia), "Os Homens do Presidente", "Annie Hall" e uma série de filmes de Woody Allen.
Legendas em inglês.

 

1 comentário:

Giba Paiva Magalhães disse...

Pena não existir legenda em português. Gostaria muitíssimo de rever.