quarta-feira, 21 de março de 2018

Bed and Sofa (Tretya meshchanskaya) 1927

Um casal tem um pequeno apartamento em Moscovo. Quando um velho amigo do marido chega à cidade, não consegue encontrar sitio onde ficar hospedado. Kolia, o marido, convida o amigo para ficar em casa deles. Enquanto o marido viaja em negócios, a esposa sensual Liuda e o atraente amigo, Volodia apaixonam-se e têm um caso. Depois de uma indignação inicial o marido acalma, e envolvem-se os três num "menage-a-trois" até que a esposa engravida. Os dois homens tentam pensar no que fazer, mas Liuda é suficientemente forte para tomar as suas decisões. 
Esta atrevida farsa russa é uma fascinante curiosidade, atípica em relação ao cinema de propaganda da altura, e bem à frente do seu tempo no tratamento a sexo e género. Os três intérpretes principais têm grandes interpretações, com destaque para Lyudmila Semyonova num papel feminino altamente progressista para a altura. O filme também beneficia de um trabalho de câmara inventivo, produzindo uma visão realista da década de 20 em Moscovo e dos seus habitantes. 
Era o quarto filme de Abram Room, e ganhou fama por ter sido banido (e elogiado) nos dois continentes. Tal como outros dos primeiros realizadores do cinema soviético, chegou a esta área depois de um caminho sinuoso. Era um médico especializado em psiquiatria e neurologia, que serviu como oficial do Exército Vermelho durante a Guerra Civil Russa, que se deu depois das revoluções de 1917. Originalmente da Lituânia, Room decidiu ficar em Moscovo depois da desmobilização e começou a trabalhar no Teatro da Revolução.  

Link
Imdb

Sem comentários: