segunda-feira, 26 de março de 2018

A Montanha do Tesouro (Zvenigora) 1928

Nikolai Nademsky (Earth), é o avô de Timoshka (Semyon Svashenko), a quem alerta sobre um tesouro enterrado nas montanhas, e o jovem irá passar o resto da sua vida a tentar encontrá-lo. 
"Zvenigora" (1928) é descrito pelo próprio realizador, Aleksandr Dovzhenko, como um "poema cinematográfico", uma representação surreal e politicamente tingida da industrialização da Rússia soviética dos anos 20, destruindo a existência pacífica do povo das estepes da Ucrânia. Desconsiderando o estilo tradicional para uma direcção vanguardista sem precedentes, este conto de um velho tentando preservar um tesouro escondido na montanha, é um filme profundamente lírico carregado com a beleza natural da terra de Dovzhenko, com uma mensagem politicamente muito subtil. Ao ver o filme, o lendário realizador soviético resumiu a experiência de uma forma bela, comentando: "À medida que as luzes se acenderam sentimos que tínhamos acabado de assistir a um evento memorável no desenvolvimento do cinema. 
Apesar de estar ancorado num lendário conto sobre a busca de um tesouro enterrado na montanha de Zvenigora, o filme prossegue por séculos de história ucraniana e folclore, através de uma série de saltos inesperados entre períodos de tempo e histórias. Uma mistura  visualmente estimulante do mítico e do moderno, chegando (finalmente) a uma ode à industrialização.

Link
Imdb

Sem comentários: