sexta-feira, 3 de março de 2017

Truck Turner (Truck Turner) 1974

Truck (Isaac Hayes) é um caçador de recompensas que aceita um trabalho para localizar um homem chamado Gator. Quando Truck e o seu parceiro o encontram uma perseguição acontece, e Gator acaba por morrer. Isto faz com que a mulher de Gator, Dorinda, fique muito irritada e coloque, ela própria, a cabeça de Truck a prémio. O homem que concorda em matá-lo chama-se Blue, e parte com o seu gang no encalce de Truck.
Isaac Hayes não se contentou com os bastidores do cinema de  Blaxploitation, a escrever bandas sonoras para filmes deste movimento, que ainda pouco tempo antes lhe tinha rendido um Óscar para a melhor canção original, com o tema-título do filme "Shaft". Ele queria espalhar o seu talento, e Hollywood deu-lhe a hipótese de protagonizar um filme ainda muito cedo, este "Truck Turner". Provou ter carisma  neste filme, e acabou por se tornar  num actor de Hollywood, com um currículo recheado de filmes nos anos seguintes, até à data da sua morte, em 2008.
Jonathan Kaplan, um branco no meio de um movimento de negros, e que mais tarde ficaria conhecido por realizar "Os Acusados", o filme que valeu o primeiro Óscar a Jodie Foster, conduz bem a história, cheia de acção e violência que eram habituais neste tipo de obra. Tiroteios com proxenetas, prostitutas com facas, violência aleatória contra um gato doméstico, vale de tudo para encaixar mais uns dólares, e manter vivo o espírito negro do cinema da altura. Mas "Truck Turner" era mais do que isso, era um filme bem acima da média, e que vale a pena descobrir. Destaque ainda para Yaphet Kotto no papel de blue, e dois actores que seriam bastante reconhecidos como secundários: Scatman Crothers e Dick Miller.
Legendas em espanhol.

Link
Imdb

Sem comentários: