quinta-feira, 9 de março de 2017

Terra (Tierra) 1996

"Tierra" abre com uma viagem hipnótica através do espaço, enquanto a câmara sobe através da atmosfera etérea, descendo para uma área agrícola, para, de seguida, se concentrar num viajante solitário que está a ter uma conversa motivacional consigo próprio. Uma localidade foi infestada por uma praga de insectos, conferindo um sabor a terra ao vinho produzido localmente. Um exterminador, um homem que se auto-descreve como complexo chamado Angel (Carmelo Gomez), foi contratado pelo presidente para fumigar a região. A voz interior de Angel, o anjo figurativo do seu subconsciente que morreu mas voltou a existir dentro do seu eu corporal, acredita que foi enviado para a terra numa missão divina. 
O argumento surreal de "Tierra" pode ser uma alusão ao seu compatriota Luis Bunuel, mas a história subjacente é exclusivamente de Julio Medem. Em "O Objecto Obscuro do Desejo", de Bunuel, o protagonista  Mathieu (Fernando Rey) é um homem vil e hipócrita que tenta incansavelmente conquistar a atenção de uma jovem esquiva chamada Conchita, e é a sua ambivalência  que se reflete na vacilação física das duas actrizes que interpetam o papel, Carole Bouquet (fria e recatada) e Angela Molina (sensual e agressiva). Em "Tierra" Angel está dividido entre a doce e melancólica Angela (Emma Suarez), a esposa negligenciada de um agricultor chamado Patricio (Karra Elejalde), e a sensual e desinibida  Mari (Silke), amante de Patricio. Ao contrário da obsessão de Mathieu, Conchita, cuja personagem é interpretada por duas actrizes diferentes, o objecto do desejo de Angel são duas mulheres diferentes, e é o protagonista que sofre de uma personalidade dividida. À medida que Angel é gradualmente seduzido pela encantadora e brincalhona Mari, o seu anjo omnipresente é cada vez mais atraído pela alma e o calor de Angela. Com um conflito tão polarizado dentro da sua própria mente, a decisão de Angel assume um significado maior do que a simples selecção de uma amante, tornando-se uma luta metafórica pela posse da alma. 
A capacidade de Medem em trabalhar em trabalhar em múltiplos níveis de significado entrelaçando eventos internos e externos, eleva "Tierra" do estigma de servir como filme de homenagem. Estruturalmente Medem não transmite a história através de uma narrativa circular ou elíptica. O filme em essência desdobra-se sobre si próprio. O dilema de escolher entre Angela e Mari é uma manifestação da luta interna dentro de Angel pela posse da sua alma, e reflete a sua própria personalidade dividida. "Tierra" é um filme assombroso, uma viagem fascinante ao mundo estranho do comportamento humano - atração e ligação, amor e ciúme, o espiritual e o corporal.

Link
Imdb

Sem comentários: