quinta-feira, 5 de maio de 2016

I Am Waiting (Ore wa Matteru Ze) 1957

Para sermos mais específicos, Joji Shimaki (Yujiro Ishihara) espera por notícias do irmão, que trocou o Japão pelo Brasil para comprar uma terra. Uma vez que o irmão finalize a compra, Joji fechará o seu restaurante e irá, igualmente, partir para o Brasil. Entretanto, ele não vê mal nenhum em meter conversa com uma jovem, de pé, na doca, aparentemente contemplando o suicídio. Convida-a para jantar no seu restaurante fora do expediente mas ela diz-lhe que acha que acabou de matar um homem. Esta jovem chama-se Saeko. É uma bailarina de cabaret, e trabalha para um gangster, que a quer de volta.
Koreyoshi Kurahara nasceu no Bornéu, no estado de Sarawak, e cresceu no período da ocupação britânica, que assim se tornava um local bastante diversificado culturalmente, e assim rico para se crescer. A sua família voltou para o Japão no final da Segunda Guerra Mundial, altura em que ele se interessou pelo cinema. Enquanto estudava conheceu  Ishirō Honda (o realizador de "Godzilla", 1954) que o apresentou a Kajiro Yamamoto, realizador, professor, e mentor de Akira Kueosawa. Quando acabou os estudos na universidade, Kurahara começou a trabalhar para os estúdios Nikkatsu, onde se tornou assistente de realização até ter a sua primeira oportunidade de realizar os seus próprios filmes. O primeiro foi este "I Am Waiting".
Facilmente é detectável a influência americana, e do film noir francês. Desde a banda sonora jazzy do brilhante compositor japonês Masaru Sato, assim como a fotografia escura de Kurataro Takamura ou o argumento corajoso de Shintaro Ishihara. Quase todos os vestígios do velho Japão estão ausentes no filme. Os sinais parecem querer gritar as suas informações em inglês "Reef Restaurant! Bar Keel!", e todos os personagens vestem roupas ocidentais e consomem bebidas ocidentais (Cognac! Coffee!). Não existem quimonos, e até a música e os desportos preferidos do personagem principal parecem sugerir que no Japão vive-se num mundo muito mais ocidental, onde os gangsters governam e é fácil adquirir uma arma.
Um dos primeiros filmes de gangsters da Nikkatsu, que dava o mote para o que se sucederia nos anos seguintes.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: