quinta-feira, 5 de março de 2015

A Idade Maior (A Idade Maior) 1991



A acção do filme passa-se no início dos anos 70 durante o fim da guerra do ultramar. Alex, um rapaz que nunca conheceu o pai, que combate na guerra em África, é o narrador desta história. A mãe de Alex descobre um dia que o pai deste já regressou da guerra e não contactou a família, decide ir à sua procura. Nesse mesmo momento, ele regressa a casa e só encontra o filho Alex. Dá-se, então o primeiro encontro entre pai e filho.
"A Idade Maior" foi o primeiro filme de Teresa Villaverde, realizadora que faz parte da geração nascida em final dos anos 80, inicio dos anos 90, da qual faziam parte nomes como Pedro Costa, Joaquim Leitão, Manuel Mozos, Ana Luisa Guimarães, Vitor Gonçalves, João Canijo, entre outros, e que se preparava para renovar o panorama do cinema português. Nada parecia ligar estes nomes, a não ser uma idade que os colocava a fazer filmes ao mesmo tempo, mas esta geração acabou por trazer um outro olhar para o cinema português, e um conceito de "cinema de autor", que estava apenas presente nas obras de poucos autores, até então. "A Idade Maior" era destes primeiros filmes desta geração, e procurava apresentar um ponto de vista bastante realista, algo que também era visto nos filmes do cinema novo português. A história era narrada no passado, por um adulto que revisita a sua infância.
Foi exibido no festival de Berlim de 1991, na secção Forum Jovem Cinema. Do elenco fazem parte nomes como Joaquim de Almeida, Maria de Medeiros e Vincent Gallo

Link
Imdb

Sem comentários: