quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Light of Faith / Light in the Dark (Light of Faith / Light in the Dark) 1922

Lon Chaney interpreta um ladrão de bom coração que se apaixona por Bessie MacGregor (Hope Hampton, estrela e produtora), que foi acolhida por uma rica matriarca da sociedade depois de ser atropelada pelo seu automóvel. Ele rouba um cálice (o Santo Graal?) com fama de ter poderes de cura na esperança de restaurar a saúde de Bessie. 
"The Light of Faith" é a versão abreviada de "The Light in the Dark", um filme que se acreditava perdido até ser encontrado há alguns anos. Esta versão abreviada foi preparada em 1927 por um grupo religioso e é a versão mais vista. Tem 40 minutos a menos que a versão original.
Durante as filmagens, Chaney e o co-argumentista Pelley tornaram-se amigos rapidamente, embora o seu relacionamento aparentemente tenha esfriado no final da década. Pelley era um praticante do ocultismo que acreditava numa profecia revelada a ele em 1929 que ligava a sua inevitável ascensão ao poder com a de Adolf Hitler. Formou uma milícia cristã chamada Silver Shirts e previu uma nação onde os afro-americanos seriam reescravizados e todos os judeus colocados em guetos 'murados'. Os relatórios divergem sobre a resposta do nazismo a Pelley, mas alguns afirmaram que Hitler planeava torná-lo o Führer americano depois de conquistar os Estados Unidos. Clarence Brown era o homem atrás das câmaras, numa das suas primeiras obras.

Sem comentários: