domingo, 12 de junho de 2022

A Pantera Volta a Atacar (The Pink Panther Strikes Again) 1976

O inspetor chefe Charles Dreyfus apossa-se de uma arma letal e ameaça destruir o mundo. A sua única exigência para evitar a catástrofe é que o incompetente inspetor Clouseau seja exterminado. Mas a sorte não abandona Clouseau, e os 26 assassinos contratados para acabar com ele não têm sucesso na sua empreitada.
O quarto filme da série da Pantera é muito interessante, embora por esta altura a caracterização da personagem de Sellers estivesse muito dependente das fantasias cómicas desta personagem. O argumento ao estilo de James Bond é divertido, com o outrora chefe de Clouseau, Dreufys, a fugir de uma instituição mental, e a ameaçar com a destruição global caso caso Clouseau não lhe seja entregue, e o filme benefecia muito dos personagens secundários: a rotina alegre e maníaca de Herbert Lom é deliciosa, e Lesley-Anne Down também está muito bem como a agente russa.
Mão há muito mais a dizer, porque o filme cumpre com tudo como os restantes filmes da série até aqui. A realização certeira de Blake Edwards, a banda sonora de Henry Mancini, que lhe valeria uma nomeação ao Óscar por melhor música, e tudo no sitio certo. 

Sem comentários: