domingo, 20 de março de 2022

O Mundo De Henry Orient (The World of Henry Orient) 1964

Enquanto tenta seduzir uma mulher casada (Paula Prentiss), o pianista Henry Orient (Peter Sellers) é interrompido por duas estudantes, Valerie (Tippy Walker) e Marian (Merrie Spaeth). A princípio, ele não se importa, mas como as coincidências se repetem, Henry acha que as raparigas são espias do marido da amante. Valerie acaba por se apaixonar pelo pianista.
George Roy Hill foi um realizador de Hollywood que sempre pareceu não ter uma personalidade distinta, no entanto conseguiu fazer uma série de filmes que obtiveram um enorme sucesso comercial, e também obtiveram alguns prémios, embora na maior parte dos casos a recepção da crítica não tenha sido unânime. "The World of Henry Orient" é, digamos que uma raridade no corpo da sua obra, uma história sobre o amadurecimento de jovens. Baseado num romance autobiográfico de Nora Johnson, cujo pai era a lenda de Hollywood Nunnally  Johnson, que colaborou com a filha na adaptação, tem um sabor muito distinto enraizado na imaginação das duas jovens protagonistas. 
Embora o filme, tal como o nome sugere, coloque a personagem de Peter Sellers como protagonista, este, inegavelmente, pertence às duas jovens, Walker e Spaeth, que ainda por cima nunca tinham interpretado antes, com um maravilhoso talento sem instrução inteiramente natural e consciente que dá ao filme uma energia efervescente. 

Sem comentários: