Depois de saber que a sua esposa (Jacqueline Gadsden) o traiu, um mágico (Lon Chaney) fica paralisado numa briga com o seu amante (Lionel Barrymore), e mais tarde procura vingança contra Barrymore e a filha adulta da sua esposa (Mary Nolan).
Baseado na peça da Broadway de 1926, Kongo (que foi filmada como um filme sonoro em 1932 com Walter Huston), este atmosférico filme mudo do realizador Tod Browning manteve muito do seu poder e eloquência assustadora, graças em grande parte a uma performance central assombrosa de Lon Chaney. A história de 65 minutos avança a uma velocidade vertiginosa, estabelecendo rapidamente o conflito inicial e, de repente, enviando-nos (sem motivo aparente) para as profundezas da África, onde o personagem de Chaney usa as suas habilidades como mágico para domínio sobre os nativos.
Embora se possa desejar um pouco mais de explicação ou exposição, o tema central do filme permanece claro: Chaney vingará tanto a perda da sua esposa quanto a perda da sua mobilidade, a qualquer custo. Observando-o deslizar pelo chão, um rosnado permanentemente gravado no seu rosto, sente-se que não é realmente possível para um homem ser mais profundamente marcado e amargurado. Barrymore, por sua vez, é um contraponto digno, e os cenários transmitem uma sensação apropriada de ameaça claustrofóbica. Warner Baxter como o médico pessoal de Chaney (cuja presença leal nunca é totalmente explicada) serve como um alívio bem-vindo no meio a tal melancolia implacável.
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