sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Outside the Law (Outside the Law) 1920

 Mais uma colaboração entre Tod Browning e Lon Chaney, e embora Chaney tenha aqui dois  papéis, ele não é o protagonista, mas sim, mais uma vez, Priscilla Dean, a preferida do realizador nesta fase da sua carreira. Dean é Silky Moll, filha do mafioso Silent Madden (Ralph Lewis) e ambos estão a tentar reformar-se sob a orientação do mestre Chang Lo (E. Alyn Warren). Black Mike Sylva (Chaney), interrompe a reforma dos anteriores ao tramar Silent Madden por assassinato, de modo que Silky Moll agora tem um pai condenado injustamente.
Algumas imagens formidáveis de Chinatown em São Francisco, e alguns tiroteios emocionantes. Não tem o toque pessoal dos filmes posteriores de Browning, mas é um entretenimento interessante. A aqui jovem Anna May Wong é deslumbrante nas sequências de Chinatown, e ao segundo papel de Chaney, como o ajudante de Chang Lo, com os chineses a serem tratados com mais respeito do que em outros filmes da época.
Leo McCarey, que viria a ser um realizador de destaque a partir de meados da década de trinta, e realizar filmes como "Going My Way"(1944), "The Awful Truth" (1937)m "An Affair to Remember" (1957), seria um dos realizadores assistentes de Browning.

Sem comentários: