quarta-feira, 13 de julho de 2022

Suspense (Suspense) 1913

Abandonada numa casa de campo isolada pela emprega, uma mãe deve proteger-se a si própria e ao seu bebé de um vagabundo invasor, enquanto o marido vem para casa num carro roubado para salvá-los. 
Lois Weber foi a primeira mulher a filmar uma longa metragem, um trabalho nada fácil num tempo em que o lugar da mulher era a trabalhar em casa, e era preciso que uma mulher provasse o seu talento indiscutível para que tivesse direito a realizar. Seriam trabalhos como esta curta-metragem que levariam Weber a realizar esse seu primeiro filme dois anos depois. 
Em "Suspense" ela também aparece à frente da câmara no papel da donzela em perigo. Weber faz um belo trabalho na construção do suspense com a montagem paralela. Em suspense seria pela primeira vez usada uma cena triptica, em que são mostradas ao mesmo tempo um três peças de acção num único ecrã.
É considerada a primeira participação de Lon Chaney no cinema, baseado numa curta aparição, não creditada, que na verdade nunca foi confirmada que era ele.

2 comentários:

Ronan disse...

Admito que fiquei estupefacto com a qualidade do filme. Principalmente com o jogo de espelhos durante a cena de perseguição.
Não imaginava que coisas dessas pudessem ser criadas antes da I Guerra Mundial.

Obrigado por mais esta descoberta, Chico!

Anónimo disse...

Lindo filme . Será que você poderia repostar o smoking e no smoking do Alain Resnais . Eu não acho ele em lugar algum literalmente . Muito obrigado - amo o blog