sexta-feira, 30 de julho de 2021

A Ronda (La Ronde) 1950

 "La Ronde" é uma adaptação da peça "Reigen", uma comédia escrita por Arthur Schnitzler que trata de forma irónica assuntos como promiscuidade, adultério e sedução entre um grupo de pessoas de uma variedade de classes sociais, já que os personagens "continuam as suas intrigas enquanto...hipocritamente ignoram as tensões sociais". O cenário move-se entre um carrocel e a cidade de Viena, coforme os jogadores do carrocel sexual aparecem e desaparecem de cena, passando do palco sonoro artificial do carrocel para um quarto ou outros locais, para depois voltarem para o carrocel. Um narrador urbano e espirituoso classifica as seduções cómicas e fornece perspectivas sobre os pares.
O filme não mostra actividade sexual, apenas os eventos que levam a ela e a precedem e as reacções emocionais que a acompanham em cada fase. Focando o duplo objectivo de examinar o desejo sexual e as mentiras que as pessoas contam para satisfazer esse desejo, o filme examina cada personagem em duas cenas de sedução, uma a seguir à outra. 
O filme foi importado de França e passou pela alfândega dos Estados Unidos sem problemas. O seu status de filme estrangeiro significava que não exigia um selo de aprovação para ser exibido e a decisão era deixada para os censores locais. Em 1952 os censores do estado de Nova Iorque recusaram-se a emitir uma licença para o filme, alegando que era "imoral" e tendia a corromper a moral. Os advogados da distribuidora, a Commercial Pictures, apelaram da decisão, que após revisão restringiu a decisão. O caso então entrou no tribunal de apelações de Nova Iorque, que apoiou a decisão do conselho de censores. Durante cerca de 2 anos o filme permaneceu em tribunal, até finalmente conseguir autorização para ser exibido.

Sem comentários: