sábado, 6 de janeiro de 2018

Inocência (Innocence) 2004

O filme passa-se num mundo imaginário, onde jovens raparigas são educadas separadas da família e o ensino baseia-se na dança, na educação física e na biologia. Depois de conhecer a sua nova escola, isolada no meio de uma floresta, a menina Iris, de seis anos, logo percebe a regra primordial a ser seguida: a obediência. Mas quando descobre que uma das alunas mais velhas deixa a escola todas as noites para uma reunião secreta, ela arrisca o seu futuro para tentar desvendar o mistério.
Um mundo hermeticamente fechado, uma narrativa mistificadora cheia de imagens assustadoramente bonitas, uma sensação indefinível de ameaça e uma banda sonora dominada por registos de velhos discos gramofónicos, e os rumores sinistros e ameaçadores de máquinas invisíveis podem servir como uma descrição de "Eraserhead" (1977), de David Lynch, mas também podem definir este inquietante "Innocence", filme de estreia da realizadora Lucile Hadzihalilovic. Vagamente adaptado de um livro de Frank Wedekind, lançado em 1888 chamado "Mine-Haha: The Corporal Education Of Young Girls" o filme é uma fantasia escura e onírica, passada num internato muito peculiar.
Nunca explicando completamente os estranhos acontecimentos Hadzihalilovich gera uma tensão desconfortável, semelhante à natureza expectante e incipiente dos seus jovens personagens que são incapazes, quer para reverter a metamorfose que está a ocorrer dentro deles, quer para compreender para onde esta os está a levar. 
Há influências cinematográficas claramente visíveis, sendo a mais óbvia "Picnic at Hanging Rock" de Peter Weir, também passada numa escola de meninas, e numa atmosfera forte que nos deixa sem explicações. A realizadora também cita Robert Bresson e "Suspiria" de Dário Argento, e também se nota influências dos irmãos Quay logo no início.

Link
Imdb

Sem comentários: