segunda-feira, 18 de maio de 2020

Em Nome do Povo Italiano (In Nome del Popolo Italiano) 1971

Um obscuro magistrado italiano suspeita que a morte de uma jovem drogada foi provocada por um poderoso industrial. Decide investigá-lo e levá-lo a juízo, independente de ter provas para acusá-lo. Em nome do poder que o povo italiano lhe conferiu, esse juiz tem direito de agir assim? O filme discute a ação da justiça, que nem sempre se detém em seus limites. 
Este ataque selvagem ao sistema judicial italiano é uma obra-prima desconhecida, com o realizador Dino Risi e os actores Ugo Tognazzi e Vittorio Gassman no topo da sua forma. Embora necessariamente muito falado e pesado, o ponto forte do filme é a forma como trata vários pontos densos e relevantes sobre o estado do país na altura, dentro dos limites de um filme de suspense e comédia. O resultado final é uma caracterização estimulante (colocando duas postas uma contra a outra (Tognazzi como magistrado obstinado e Gassman como suspeito de assassinato industrial) com algumas vinhetas memoráveis, e muitas vezes cáusticas, denunciando burocracia, grandes empresas e diferenças de classe e geração.
Na melhor tradição da comédia italiana, o argumento é realizado de uma forma grotesca, que acaba por ser emocionante, deixando um sabor amargo no final.

Link
Imdb  

Sem comentários:

Enviar um comentário