Um jovem faz um mapa de um bairro onde entrega jornais. Mantém um dossier de cada família onde regista os seus hábitos, e avalia o quanto não gosta deles. Uma família, por exemplo, tem um X porque o seu cão ladre muito. Um homem recebe um X porque se recusa a pagar as suas contas. O mais assustador é que este jovem declara ser da extrema-direita, e em breve começa a perseguir estas famílias com ameaças de bombas.
Produzido de forma totalmente independente, este filme de Mitsuo Yanagimachi (realizador do documentário Godspeed You! Black Emperor") não seria apenas a sua primeira longa metragem de ficção, como seria também a sua primeira colaboração com o escritor Kenji Nakagami, autor da "short story" na qual este filme é baseado, e com quem ele trabalharia anos mais tarde naquela que é considerada a sua obra-prima, "Himatsuri" (1985).
Seguimos um jovem problemático que podia ser um qualquer candidato a terrorista nos dias de hoje, mas Yanagimachi em vez de nos apresentar explicações simples para este comportamento anti-social, apenas descreve as acções e permite e decida porque razão estas coisas estão a acontecer. Questões de responsabilidade pessoal versus influências sociais, são completamente deixadas ao espectador para ele resolver.
Honras de passagem por Cannes, seria exibido na Semana Internacional da Crítica, e alguns meses depois passaria pelo Festival da Figueira da Foz.
Legendas em Inglês.
Link
Imdb
Sem comentários:
Enviar um comentário