segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sábado à Noite, Domingo de Manhã (Saturday Night and Sunday Morning) 1960



Arthur, um dos jovens revoltados da Grã-Bretanha dos anos 1960, é um operário fabril, trabalhador quase escravizado durante a semana num trabalho sem sentido, para ganhar um modesto salário. Chega sábado à noite, e lá está ele no pub para uma sessão agitada a beber cerveja. Com ele está Brenda, a namorada do momento. Casada com um colega de trabalho, ela não deixa de ser cativada pela aparência de Arthur e a sua atitude de rebelde sem causa. Logo, um novo interesse amoroso aparece em Doreen, e uma semana depois, Brenda anuncia que está grávida. Ela diz a Arthur que precisa de dinheiro para fazer um aborto, e Arthur promete pagar por isso. Por esta altura, a sua relação com Doreen amadureceu e Brenda, sabendo isso, confronta-o. Ele nega tudo, mas é óbvio que o caso está praticamente terminado.
"Saturday Night and Sunday Morning" foi o mais bem sucedido, tanto comercialmente como criticamente, dos filmes britânicos da new wave inglesa, dos "angry young men" entre o final dos anos 1950 e início dos anos 1960, e que fez de Albert Finney uma estrela. O filme foi produzido por Tony Richardson, que dirigiu duas peças de John Osborne (Look Back In Anger, The Entertainer). Foi dirigido por Karl Reisz (realizador inglês nascido na Checoslováquia que fez relativamente poucos filmes, mas algumas obras bem interessantes do cinema inglês).
"Saturday Night and Sunday Morning" foi filmado num muito nítido preto-e-branco (por um grande diretor de fotografia da New Wave britânica, Freddie Francis, autor da fotografia de "The Innocents") em exteriores, na Nottingham natal de Alan Sillitoe, autor da novela e do argumento. O seu valor documental parece maior do que o de "Look Back in Anger", não apenas na sua utilização de exteriores para as filmagens, mas também na gravidez problemática de Brenda. Os censores britânicos da altura não permitiram a menção do aborto - que ainda era ilegal quando Michael Caine interpretou o mulherengo "Alfie", em 1966. Gravidez indesejada parece ser o drama central em muitos dos filmes britânicos desta altura.
É um drama sombrio da classe trabalhadora no pós guerra, que deu ao público algumas emoções porque o seu herói da classe trabalhadora era lembrado por arranjar problemas com as autoridades, capturando muito bem o espírito daqueles tempos. O filme foi importante porque o seu sucesso tornou possível para outros dramas da vida real serem realizados, sem os típicos finais felizes de Hollywood. A hedonista rebelião individual do seu herói mal-humorado não tinha força para mudar as coisas para melhor ao homem da classe trabalhadora, mesmo que o rebelde fosse sincero na sua rebelião, mas tornou-se parte da revolução sexual do país na década de 1960.

Link 
Imdb 

Sem comentários:

Enviar um comentário