quarta-feira, 24 de abril de 2013
O Sacrifício (Offret) 1986
Há um enorme sentimento de tristeza que sentimos ao perceber que "O Sacrifício" foi o último filme de Andrei Tarkovsky. Durante todo o filme há um sentimento elegíaco distinto, como se o cineasta estivesse a dar tudo de si, sabendo que esta seria a última vez que seria capaz de colocar as suas idéias na tela. Claro, isto poderia muito bem ser dito de quase todos os filmes da obra de Trakovsky. Durante uma carreira que durou pouco mais de duas décadas, o realizador russo trabalhou apenas sete longas-metragens, cada uma mais afectada e mais madura do que a anterior.
Da ode escura sobre a juventude que era "A Infância de Ivan" ao impressionante "Stalker" que era sci-fi com um toque de "O Feiticeiro de Oz", Tarkovsky especializara-se na criação de obras de arte assombrosas que ressoavam por causa da sua extrema melancolia e existencialismo. Vendo os seus filmes por ordem cronológica permite-nos deduzir uma sequência de imagens em que podemos vê-lo criar um diálogo com uma força suprema, que ele próprio não tinha a certeza se existia.
Os filmes de Tarkovsky são preenchidos com iconografia religiosa (o épico "Andrei Rublev" concentra-se na vida de um dos maiores ícones russos) e através dos profundos diálogos e o forte trabalho dos seus actores, muitas vezes criou momentos de tal sublimidade que "espiritual" foi talvez o adjectivo mais fácil para defini-lo. Perpetuando a intenção de Ingmar Bergman (um dos seus ídolos), o cineasta tentou continuamente obter respostas para questões complexas, algumas das quais, talvez, não podem sequer começar a ser respondidas. Tal é o caso de "O Sacrifício", onde ele se pergunta exactamente o quão eficaz o poder da oração pode significar.
Situado na ilha sueca de Gotland, o filme passa-se no fim de semana de aniversário de Alexander (Erland Josephson), um velho escritor ateu que vive com a sua esposa (Susan Fleetwood), a filha adolescente e o jovem filho (Tommy Kjellqvist), que todos se referem como "Little Man". Quando os primeiros convidados chegam à festa, o filme desdobra-se como uma versão um pouco mais alegre de "Lágrimas e Suspiros" com pessoas a discutirem os temas mais sombrios, rememorando o passado e fazendo diferentes planos para alcançar as composições clássicas, favorecidos pelo director de fotografia Sven Nykvist . A meio do filme, e quando as conversas começam a ficar mais pesadas, o grupo é interrompido pelo anúncio de que um holocausto nuclear se desencadeou e que o mundo está prestes a acabar.
Chocados com esta notícia, os personagens começam a reagir com as emoções, que vão do desespero à calma absoluta, um ponto em que Alexander decide que talvez seja hora de discutir com Deus. Ele vai sacrificar tudo o que ama, se as coisas voltarem ao normal. Se Deus acredita nele ou não, não é a questão em jogo, o dilema reside em que resposta terá.
Baseando-se num fundo metafísico e filosófico ainda mais complexo do que o habitual, Tarkovsky explora a idéia de que Deus pode ser uma ilusão criada apenas para o nosso próprio bem e conforto. É realmente fascinante perceber que durante a maior parte das filmagens, o realizador estava alheio ao facto de que já estava a morrer. Se ele tivesse sido diagnosticado antes, a história teria sido ainda mais obscura?
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