segunda-feira, 29 de agosto de 2022

The Penalty (The Penalty) 1920

 Um menino ferido é desnecessariamente mutilado por um jovem Dr. Ferris (Charles Clary). Um médico experiente diz-lhe que não era necessário amputar as pernas do rapaz, mas promete ficar calado sobre a negligência. O menino acamado ouve a conversa e conta aos pais, no entanto a revelação é descartada como causa do delírio por contusão. 27 anos depois o rapaz torna-se na mente criminosa por detrás do gangster Frisco, de alcunha Blizzard.
A interpretação de Chaney como Blizzard é um tour-de-force, que foi alcançado através polias dolorosas, cintos, e um arreio que segurava as pernas atrás dele. Por causa da extrema contorção e desconforto do actor, as cenas toram filmadas em tomadas curtas. O primeiro grande papel como protagonista de Lon Chaney mostra o caminho dramático e contorcido que ele tomaria para se tornar no principal atrativo dramático da década. 
Realizado por Wallace Worsley, o filme vai buscar muita inspiração ao recente expressionismo alemão, que estava a dar os seus primeiros passos. Worsley seria mais uma figura importante na carreira de Lon Chaney. Trabalhava aqui com ele pela primeira vez, e voltaria a trabalhar em mais dois dos filmes mais importantes de Chaney.

Sem comentários:

Enviar um comentário