terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Je Vous Salue Sarajevo (Je Vous Salue Sarajevo) 1993



Um curta-metragem com apenas dois minutos de Jean-Luc Godard, por vezes pode dizer mais do que muitas longas metragens. O filme inteiro tem uma foto a ser mostrada com narração off pelo próprio realizador. No início do filme vemos apenas alguns fragmentos da foto, mas ao longo do tempo vemos mais fragmentos a serem revelados, até que vemos soldados com armas de pé sobre algumas pessoas deitadas no chão. A narração tenta ligar o mundo real à arte, e a narração escrita é muito forte. 
O que funciona tão bem aqui é o modo como Godard montou o filme, como uma única foto pode ter diferentes significados se vista de forma diferente. Embora não tenha nada de inovador, é um trabalho interessante para ser visto pelos fãs do realizador, e não só. 
Legendas em inglês, em anexo. 

Link
Legenda
Imdb

3 comentários:

  1. Gostei muito. Vi três vezes de seguida. Além do grande plano do cigarro na mão do soldado que se prepara para pontapear o civil deitado no passeio, teria também mostrado que este está a usar os óculos na cabeça, deixando com certeza a sua maléfica expressão facial completamente a descoberto. É uma fotografia brutal. E o texto do Godard modifica a nossa percepção da mesma. Distinguir a cultura da arte, através da regra e da excepção, do dito e do não dito. E nós que as vemos sempre ligadas...
    Há uma interrogação no nome do pintor, na legenda, «Cézanne» aparece «C?zanne», engano na tecla? Confusão entre a tecla do acento agudo e a do apóstrofe?
    Mais uma vez obrigada ao Luís Mendonça e ao Francisco Rocha por nos enriquecerem.

    ResponderEliminar