quarta-feira, 28 de agosto de 2013
O Malabarista (The Juggler) 1953
Se a premissa de Edward Dmytryk em "The Juggler" - Kirk Douglas é um judeu alemão, um ex-artista famoso, que agora se muda para o país recém-criado de Israel depois de sobreviver à II Guerra Mundial - soa a um pouco duvidoso, a sua execução é, na maior parte cuidadosamente manuseada e cuidada para evitar ser exagerada. Isso não quer dizer que o filme não seja um produto de estúdio do seu tempo, é executado muito rápidamente e solto em relação aos seus temas históricos e políticos, com todos os requisitos básicos da narrativa (conflito, redenção, história de amor) e uma realização bem clara da muito profunda ou prolongada reflexão sobre os eventos espinhosos que parecem quase incidentalmente a aumentar (o Holocausto e a formação de Israel , dois eventos que muitas vezes provocaram reflexão).
O filme abre com uma sequência de refugiados - os judeus europeus que sobreviveram à II Guerra Mundial - chegam, em 1949, à sua Terra Prometida, o estado recém-criado de Israel. Entre eles está Hans Muller (Douglas), um ex-palhaço/malabarista/entertainer conturbado e amado como estrela do palco europeu, que perdeu a sua esposa e filhos na guerra, e cujo pulso carrega a tatuagem numérica horrenda com o qual os Nazis foram consignando muitos dos seus companheiros seres humanos à condição de anónimos, gado descartável para abate. Muller, depois de ter sido levado para um campo de refugiados com o seu amigo Willy (Oskar Karlweis) e lhe perguntaram quais eram as suas habilidades, questionou onde poderia haver lugar para um malabarista numa nação lutando para se estabelecer, onde noções básicas como comida, e eletricidade eram preocupações mais urgentes do que a cultura. Willy está menos preocupado com a incapacidade de se empregar do que Hans, que está claramente mentalmente perturbado (manifestado em comportamentos como a recusa em ir abaixo do convés do barco para Israel, e a insistência nas lágrimas de uma mulher que ele vislumbra na chegada, que ela é a sua esposa morta , e os seus filhos são os seus filhos mortos) tem um psicólogo, um encontro que revela o conflito central do filme: Hans, como qualquer perseguido sob o regime nazi, teve a sua vida e a mente danificada pela experiência e sofre com o que hoje caracterizamos como transtorno de stress pós-traumático e culpa a sobrevivência, mas ele é orgulhoso e defensivo, incapaz de admitir que está perturbado e precisa de ajuda.
Para a mente de Hans, não pode haver tal coisa como uma casa onde ele possa se sentir seguro e protegido, e todas as figuras de autoridade, incluindo o médico e policias israelitas, são latentes "nazis". A sua instabilidade mental sem solução compromete a liberdade, quando, depois de fugir do campo de Haifa, a fim de evitar mais sondagens psicológicas, ele sente-se encurralado por um policia que violentamente ataca. Acreditando que matou o policia, foge, tornando-se objecto de uma perseguição a nível nacional, com direito a foto nos jornais, como sendo um criminoso procurado.
Dmytryk e o director de fotografia J. Roy Hunt (que também trabalhou com Dmytryk em Crossfire de 1947, e também com Jacques Tourneur no grande "I Walked With a Zombie") fotografou The Juggler em exteriores, nos arredores de Haifa, Israel, e os melodramas da história, em vez de entrarem em conflito com o meio ambiente "autêntico", na verdade são bem integrados e complementados pelos exteriores reais, que têm toda a riqueza - especialmente nas cenas com as belíssimas paisagens e contrastes de luz e sombra - do célebre "glorioso preto e branco" de apogeu do estúdio de cinema. As habilidades de Dmytryk como realizador de suspense são facilmente visíveis na cena de perseguição através de Haifa.
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