quinta-feira, 6 de junho de 2013
A Fera Humana (La Bête Humaine) 1938
Raramente o título de um filme foi tão inspirado sobre a sua visão da humanidade, do que este de Jean Renoir, "La Bête Humaine", que se traduz como "A Besta Humana." No entanto, o filme não é tão completo na sua visão escura da natureza humana como o nome do título ou como a fonte original de Émile Zola sugerem. Enquanto o romance de Zola debruça-se inteiramente sobre o pessimismo, Renoir, cuja carreira oscilou entre visões de humanismo e desespero, equilibra a negritude com flashes de potencial bondade humana e camaradagem.
A história gira em torno de Jacques Lantier (Jean Gabin), um engenheiro dos comboios, que é literalmente condenado antes de nascer, pela sua hereditariedade falsa. Depois de uma longa abertura, somos informados de que Lantier descende de alcoólatras e de homens violentos que passaram os seus defeitos para si.
Lantier vê-se preso no cenário de um triângulo amoroso com assassinato, que praticamente garante a aniquilação de todos no final (a influência do filme no "film noir" fatalista é abundantemente evidente em praticamente todos os frames). Ele está secretamente apaixonado por Séverine (Simone Simon), a esposa sensual de Roubaud (Fernand Ledoux), que está claramente consciente de que a sua idade, calvíce, e comportamento fazem dele um marido visualmente impróprio para ela. Como todos os homens inseguros, ele tira as suas inseguranças com ciúmes e desconfiança, especialmente quando descobre que ela já foi a amante adolescente de Grandmorin (Jacques Berlioz), um playboy rico. Roubaud decide que poderá voltar a acreditar em Séverine se assassinarem Grandmorin juntos, um acto cuja única testemunha possível acaba por ser Lantier.
A história fica ainda mais complicada, quando Lantier confessa o seu amor por Séverine e ela tenta convencê-lo a assassinar o marido para que possam ficar juntos. O papel da violência na história toma um rumo interessante quando Lantier se encontra à beira do seu rival romântico, mas sob o efeito da pressão, sugerindo que não pode ser consciente e propositadamente violento. Por outras palavras, quando a violência é uma escolha moral, ele escolhe-a. No entanto, no início do filme, vemos a natureza violenta de Lantier desencadeada numa namorada (Jenny Hélia), sugerindo que a sua verdadeira violência herdada é incontrolável por ele ou qualquer outra pessoa. De certa forma, Lantier é duas pessoas diferentes, uma das quais é governada pela sua mente consciente e a outra é governada pela sua hereditariedade falsa.
La Bête humaine é talvez a incursão mais ousada de Renoir pelo cinema de género, um thriller elegante, que poderia facilmente ter sido feito por Hitchcock. Como a maioria dos Renoirs, é um retrato das fraquezas humanas. Ele gosta dos seus personagens por todos os seus defeitos, e mostra-os em detalhes precisos.
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