domingo, 26 de maio de 2013

A Maldição da Flor Dourada (Man Cheng Jin Dai Huang Jin Jia) 2006



No seu novo filme, "Curse of the Golden Flower", Zhang Yimou, aparentemente, tentou misturar os seus dois géneros preferidos num épico de fazer a terra tremer, mas tal como o medicamento que desempenha um papel de destaque no desenvolvimento da história, a combinação é tóxica.
Ocorrendo durante a vanguarda da Dinastia Song, "Curse of the Golden Flower" narra-nos o conto de Shakespeare de uma família imperial presa numa teia de intrigas. O Imperador (Chow Yun Fat) está a envenenar lentamente a Imperatriz (Gong Li), por razões desconhecidas, a Imperatriz está apaixonada pelo seu enteado, o príncipe Wan (Liu Ye); Wan está apaixonado pela humilde serva (Li Man) encarregada de adicionar o ingrediente venenoso para a sua madrasta, o filho do meio, Jai (Jay Chou), concordou em juntar-se à Imperatriz para conspirar contra o seu pai, e o filho mais novo (Qin Junjie) parece ser um tolo ignorante que simplesmente olha para outro lado.
Como muitas pessoas já se tinham apercebido desde "Hero", estas tramas labirínticas passadas no milénio anterior são críticas alegóricas da ordem política contemporânea da China. O retrato de rebeliões contra o regime antigo podiam passar pelos censores do Partido Comunista como estando em conformidade com os ditames progressistas do comunismo, enquanto o seu fracasso final serve para desencorajar qualquer um que pensa sobre as rebeliões de hoje. São uma forma bastante segura de retratar o conflito político na tela: a ordem é sempre restaurada, e o caos espreita constantemente em segundo plano para alertar sobre as consequências desastrosas da doença. Por causa das suas limitações, existe um limite para os sentimentos políticos que podem ser expressos num filme tomando essa forma, mas Curse of the Golden Flower empurra o género quase tão longe quanto ele poderia ir. No entanto, Curse of the Golden Flower, conscientemente ou não, transmite uma verdade essencial sobre as políticas modernas chinesas. Apesar da crescente insatisfação com o regime, expressa no aumento do número de protestos e manifestações a cada ano, as massas permanecem amplamente politicamente inativas, um testemunho da sua despolitização sob Deng Xiaoping.
Ao contrário de "Hero" e "House of Flying Daggers", que com suas sequências de artes marciais elegantemente coreografadas eram semelhantes ao ballet, este filme com os seus ricos visuais e uma trama melodramática é mais como uma ópera sem as arias. Mesmo assim, tem algumas cenas de combate - como um duelo entre o Imperador e Jai, e um par de batalhas espectaculares na segunda metade, com o exército acrobático dos guerreiros do Imperador encapuzados que descem das altas montanhas.
   
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