quinta-feira, 4 de julho de 2019

The Book of the Dead (Shisha no Sho) 2005

Baseado num romance de Shinobu Orikuchi, conta a história de Lady Iratsume, uma jovem donzela bonita e altamente cobiçada que vive na Nara do Século VIII, a então capital do Japão. Protegida por altos muros de pedra dos seus muitos pretendentes, ela passa o tempo a copiar escrituras budistas. Fixa-se em uma em particular, o Amida Sutra, e define o objectivo de fazer 100 cópias dele. Dia após dia, ela senta-se no seu lugar, ela concentra-se nas palavras do Buddha, parando apenas para olhar ocasionalmente para o Monte Fukatami, que se ergue do lado de fora da sua janela. Um entardecer ela tem uma visão…
De Kihachiro Kawamoto já tínhamos visto uma obra anteriormente neste ciclo, "Days of Winter", e se há um assunto que é comum nos seus filmes é o seu profundo interesse na filosofia budista. "The Book of the Dead" junta todas as vertentes do conhecimento, tanto domesticamente como internacionalmente, que inspiraram o realizador na sua carreira, com destaque para o budismo.
"The Book of the Dead" era a segunda, e última longa metragem de Kawamoto, que tem ainda no seu currículo uma dezena de curtas. O realizador viria a falecer cinco anos depois.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

1 comentário: