A secção infantil era obviamente para os mais novos. Na década de oitenta, período do VHS, o mercado de animação ainda era um filão para descobrir. Não havia muitas produtoras a produzirem filmes de animação de grande orçamento, como há hoje em dia. A Disney era a mais avançada, e a sua grande rival era a Amblin, que se lançava para o mercado de animação a partir de "Fievel - Um Conto Americano". Mas o mercado infantil não era composto só por filmes de animação. Vamos ver alguns filmes deste período nos próximos dias:
Fievel - Um Conto Americano (An American Tail) 1986
Os ratinhos da família Ratowitz imigram da Rússia para os Estados Unidos no final do século 19 para fugir ao regime czarista. Vão em busca do sonho americano e acreditam que o novo continente era um paraíso de ruas pavimentadas com queijo e sem gatos. Quando finalmente chegam a Nova York, o ratinho Fievel acaba por se perder do resto da família e descobre que a realidade dessa "terra de oportunidades" é bem mais hostil do que ele esperava. Inicia uma aventura para reencontrar a família e sobreviver enfrentado muitos desafios.
Don Bluth era um homem que perseguia um sonho. Sendo ele um Mormón nascido no Texas, lembrava-se de uma América em que a magia fluía dos lápis, canetas e pincéis dos animadores dos filmes. Bluth queria voltar aos gloriosos dias de "Fantasia" e "Pinóquio", a idade de outro em que a arte e a imaginação combinavam para produzir grandes desenhos animados. Bluth tinha sido um animador da Disney em toda a década de 70, e partira para uma nova produtora chefiando um grupo de animadores que resolvera dar um outro rumo aos acontecimentos. "Fievel" era apenas o seu segundo filme de longa-metragem, com a produção a inciar em 1984, em colaboração com Steven Spielberg. Spielberg tinha gostado muito do primeiro filme do realizador, "The Secret of NIMH".
Conseguiu uma nomeação ao Óscar com a canção "Somewhere Out There".
O Segredo de NIMH (The Secret of NIHM) 1982
Prepare-se para conhecer alguns roedores com um segredo de abalar a terra! Nesta linda odisseia animada, a Sra. Brisby, uma gentil mãe rata, planeia mover céus e terras (pelo menos a sua casa) para salvar a família do camponês Fitzgibbon. No decorrer do caminho, ela consegue a ajuda de um adorável Corvo, um Rato coscuvilheiro e uma temível Coruja. Mas, infelizmente, a Sra. Brisby precisa de um milagre da engenharia para mudar a sua casa.
Filme de estreia de Don Bluth a solo, era um filme com uma história substancialmente simples e até um pouco desinteressante, mas com uma incontestável riqueza visual, um dos pontos mais fortes dos filmes de Bluth. A Disney, por esta altura, não gostava de produzir filmes em tons mais sombrios, o que teria levado a alguns dos animadores a abandonarem os seus estúdios. Pouco tempo depois da saída de Don Bluth também saía Tim Burton. O período que a Disney atravessava não era dos melhores, e com a saída destes animadores insatisfeitos as coisas ainda ficariam piores. Mas, com uma história tão obscura, "The Secret of NiHM" não era filme propriamente para ser um sucesso. Todavia, abriria portas para um outro estilo de animação, e a Bluth para trabalhar com Steven Spielberg, que sucederia logo dois anos depois.
Em Busca do Vale Encantado (The Land Before Time) 1988
1988
Esta viagem mágica começa na pré-história, quando os dinossauros ainda vagueavam num lugar ameaçado por tremores de terra e vulcões. Littlefoot, sozinho, decide procurar o Vale Encantado, uma terra de vegetação luxuriante, onde todos os dinossauros vivem em paz. Ao longo do percurso, encontra quatro novos amigos e juntos, vão viver incríveis aventuras. encontrarão terríveis obstáculos e aprenderão lições inesquecíveis sobre a vida e o verdadeiro significado da amizade.
"The Land Before Time" era a terceira realização a solo de Don Bluth, segunda para a Amblin de Spielberg e Lucas, e apesar de não ser um filme muito infantil fez um êxito considerável nas salas, tendo rendido quatro vezes o seu budget, tornando-se depois um hit no mercado de vídeo. Foi seguido por uma série de sequelas, mas nenhuma delas tinha a carga emocional desta primeira parte, tendo várias delas entrado directamente para o mercado de video.
O filme tem alguns elementos adicionais, como um tenso ressentimento entre Littlefoot e Cera, que não era habitual em produções para crianças, mas este acaba por ser resolvido no final. "The Land Before Time" era basicamente um filme sobre a entrada na idade adulta, e uma história de sobrevivência, resultando muito bem a estes respeito.
Desenhos-Animados fabulosos, com grandiosas dobragens em português do Brasil; destes três filmes de animação o meu preferido era "Fievel - Um Conto Americano" realizado por Don Bluth, que em miúdo assisti várias vezes, indo alugar a cassete VHS ao antigo Clube de Vídeo Twist que ficava no interior das intalações do antigo Pão de Açúcar (actual Pingo Doce) na AV. da República em Vila Nova de Gaia.
ResponderEliminarRecordo-me ainda hoje da cor das caixas do VHS nesse clube de vídeo, eram de plástico preto e a capa em tons de um azul claro no fundo, e as letras da palavra "Twist" salvo erro a azul-escuro ou a negro.
Quantos aos outros dois filmes de animação "A Jóia Encantada" e "Em Busca do Vale Encantado", foram também obras-primas, e eram VHS mais requisitados pelas raparigas.
Bons velhos tempos :)
ResponderEliminarÉs de Portugal ou do Brasil?
De Portugal.
ResponderEliminar