quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

José Fonseca e Costa - os Anos Oitenta

José da Fonseca e Costa (Caala, Huambo, 27 de Junho de 1933) é um dos pioneiros em Portugal do movimento do Novo Cinema. A viver em Lisboa desde 1945, frequenta o Curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1951/1955), que não termina para se dedicar às actividades cinematográficas. Membro da direcção do Cineclube Imagem, faz crítica de Cinema nas revistas Imagem e Seara Nova. Traduz para português livros de teoria cinematográfica da autoria de Eisenstein, Guido Aristarco e alguns romances, entre eles, Il Compagno de Cesare Pavese e Passione di Rosa de Alba de Cespedes. Concorrente ao lugar de assistente de realização da RTP (à data da sua fundação, 1958) é impedido de entrar nos quadros da empresa por interferência da PIDE, embora fique classificado em primeiro lugar. Em 1960 é lhe recusada uma bolsa de estudo, solicitada ao Fundo do Cinema Nacional, para frequência de um curso de cinema no estrangeiro, novamente por informação da PIDE, em cujas prisões é encarcerado por actividades de oposição política à ditadura. Inicia a sua formação profissional estagiando em Itália, por volta de 1961, onde trabalha com Michelangelo Antonioni no filme L'Eclisse (O Eclipse). De regresso a Portugal, em 1964, produz e dirige centenas de filmes publicitários e alguns documentários industriais e turísticos, actividade que interrompe a partir dos anos 70, quando dirige o seu primeiro filme de ficção (A Metafísica do Chocolate, 1967). É um dos cineastas do movimento do Novo Cinema em Portugal. Seguem-se O Recado (1972), Os Demónios de Alcácer Quibir (1977) e Kilas o Mau da Fita (1981). Foi sócio-fundador e dirigente, nos anos 60, do Centro Português de Cinema, e, mais recentemente, da Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisuais, de cuja primeira Direcção foi presidente.




Balada da Praia dos Cães (Balada da Praia dos Cães) 1987

Em Portugal, no início dos anos 60, aparece na Praia dos Cães o cadáver de um homem brutalmente assassinado. O cadáver é identificado como sendo o do major Dantas, um homem procurado pelas autoridades após a sua evasão de uma prisão militar onde aguardava julgamento por insurreição.
Apesar de se tratar de um caso da alçada da PIDE, as investigações são entregues à Polícia Judiciária, concretamente, ao Chefe de Brigada Elias Santana.
Este, a pouco e pouco, vai reconstituindo, imaginando e deduzindo o que se terá passado após a fuga do major e dos seus dois cúmplices, o aquitecto Fontenova e o cabo Barroca, executada com a ajuda no exterior da amante do major, Mena Ataíde. De interrogatório em interrogatório Elias vai penetrando nas personalidades dos suspeitos, descobrir quem matou o major e sobretudo, se foi um crime político ou passional.
Romance policial de José Cardoso Pires publicado em 1982. Trata-se de uma história de natureza policial e política, cuja ação decorre na década de 60, baseada em acontecimentos verídicos ocorridos na praia do Mastro. Foi um grande sucesso nos anos 80.

Link
Imdb

Sem Sombra de Pecado (Sem Sombra de Pecado) 1983

Lisboa, 1943.
Um jovem oriundo de família da alta-burguesia, Henrique recebe, no quartel onde presta serviço militar, telefonemas misteriosos de uma mulher que o atrai a encontros sem consequências.
Deste modo, aprende o que o amor e a guerra têm em comum: as estratégias, as tácticas, os inimigos, os aliados... - See more at: http://www.cinemaportugues.ubi.pt/bd/info/1731#sthash.p6S7xO5B.dpuf
 Lisboa, 1943. Um jovem oriundo de uma família da alta-burguesia, Henrique, recebe no quartel onde presta serviço militar, telefonemas misteriosos de uma mulher que o atrai a encontros sem consequências. Deste modo, aprende o que o amor e a guerra têm em comum: as estratégias, as tácticas, os inimigos, os aliados.
"Sem Sombra de Pecado" é ainda, tecnicamente, um dos mais apurados filmes portugueses dos últimos anos. Para tanto contribuem Eduardo Serra (fotografia) e Jasmim (cenários) em trabalhos exemplares. E os actores: grande destaque para Victoria Abril e Mário Viegas, num cast praticamente sem falhas. Foi selecionado para o festival de Cannes.

Link
Imdb

Kilas, o Mau da Fita (Kilas, o Mau da Fita) 1980


Kilas (Mário Viegas), é amante de uma artista de variedades, Pepsi-Rita (Lia Gama), à custa de quem vive – em casa da Madrinha (Milú), uma mulher nostálgica, que resgatou o afilhado da infância desvalida. Pela sua esperteza, Kilas lidera um grupo de marginais, contrados por um enigmático Major (Lima Duarte), para vigiarem um prédio, onde vão reunir-se personalidades “suspeitas”.
Quando tal acontece, e alertado o Major, uma bomba explode na casa que se anuncia dum conhecido anti-fascista. Alarmado, Kilas procura desligar-se – mas o seu destino está já marcado, por uma rivalidade passional.
De memórias suadas, carne mole, medos medíocres, vícios e nicotina, surge Kilas - aturdido pela pequenês do físico, tacão alto a deitar figura, de arrogância por medida. Entre tipos marginais e mitos precários de uma farsa passional, eis a criatura mais popular e característica deste filme português. Estilizada por José Fonseca e Costa em Kilas, o Mau da Fita - um dos maiores sucessos do cinema português no pós-25 de Abril.

Link
Imdb
Lisboa, 1943.
Um jovem oriundo de família da alta-burguesia, Henrique recebe, no quartel onde presta serviço militar, telefonemas misteriosos de uma mulher que o atrai a encontros sem consequências.
Deste modo, aprende o que o amor e a guerra têm em comum: as estratégias, as tácticas, os inimigos, os aliados... - See more at: http://www.cinemaportugues.ubi.pt/bd/info/1731#sthash.p6S7xO5B.dpuf
Lisboa, 1943.
Um jovem oriundo de família da alta-burguesia, Henrique recebe, no quartel onde presta serviço militar, telefonemas misteriosos de uma mulher que o atrai a encontros sem consequências.
Deste modo, aprende o que o amor e a guerra têm em comum: as estratégias, as tácticas, os inimigos, os aliados... - See more at: http://www.cinemaportugues.ubi.pt/bd/info/1731#sthash.p6S7xO5B.dpuf
Lisboa, 1943.
Um jovem oriundo de família da alta-burguesia, Henrique recebe, no quartel onde presta serviço militar, telefonemas misteriosos de uma mulher que o atrai a encontros sem consequências.
Deste modo, aprende o que o amor e a guerra têm em comum: as estratégias, as tácticas, os inimigos, os aliados... - See more at: http://www.cinemaportugues.ubi.pt/bd/info/1731#sthash.p6S7xO5B.dpuf
Lisboa, 1943.
Um jovem oriundo de família da alta-burguesia, Henrique recebe, no quartel onde presta serviço militar, telefonemas misteriosos de uma mulher que o atrai a encontros sem consequências.
Deste modo, aprende o que o amor e a guerra têm em comum: as estratégias, as tácticas, os inimigos, os aliados... - See more at: http://www.cinemaportugues.ubi.pt/bd/info/1731#sthash.p6S7xO5B.dpuf

Sem comentários:

Enviar um comentário