sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Retiradas do Mundo (Ladies in Retirement) 1941

Londres, finais do século XIX. Tensões emergem entre a actriz aposentada Leonora Fiske e a empregada Ellen Creed (Ida Lupino) quando esta convida as irmãs Emily e Louise para uma visita à mansão vitoriana onde residem. Tudo pode acontecer. Mas até mesmo um assassinio?
Ida Lupino uma vez intitulou-se a ela própria de "Bette Davis dos pobres", mas na verdade o seu talento estava à altura da actriz lendária, e neste filme em particular as semelhanças entre as duas eram notáveis. Ida tem uma das suas melhores interpretações como a forte Ellen, que em desespero para proteger as irmãs que ama comete um crime, mas o tem vai consumi-la de remorsos e medo.
"Ladies in Retirement" originalmente estreou nos palcos de Londres em 1940, com Flora Robson no principal papel. A Columbia Pictures comprou os direitos nesse mesmo ano, com o objectivo de ser um veículo para uma das suas principais estrelas, Rosiland Russell, que três anos antes tinha conseguido grande sucesso com um thriller de atmosfera semelhante, "Night Must Fall".  No entanto o papel iria parar às mãos de Lupino, com Isobel a repetir o seu papel da peça.
Embora relativamente obscuro hoje em dia, foi um filme bastante aclamado na altura da estreia, tendo sido nomeado para dois Óscares e merecendo lugar entre outros filmes misteriosos da época, como "Gaslight" ou "The Picture of Dorian Grey". Intenso e silencioso, é um óptimo trabalho de Charles Vidor.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Acabou o Nevoeiro (Out of the Fog) 1941

Os pescadores Jonah Goodwin e Olaf Johnson enfrentam o gangster Harold Goff, que quer extorquir dinheiro aos dois homens, em troca de "proteção" do barco da sua propriedade. Com medo de denunciá-lo à justiça, os dois homens decidem resolver o problema pelas próprias mãos.
"Out of the Fog" (1941), adaptação para o cinema por Robert Rossen, Jerry Wald e Richard Macaulay da peça de Irwin Shaw "The Gentle People", escrita para o The Group Theater de Nova Iorque em 1939, com realização de Anatole Litvak, e direcção de fotografia de James Wong Howe. A produção diluiu tanto a crítica contundente da peça incisiva ao capitalismo e às intenções antifascistas, que o resutlado final inventado acaba por ser desilusão, com os heróis a parecerem tão amorais como a sua vítima. 
"Out of the Fog" era um exemplo de como Hollywood lidava com adaptações de trabalhos com conteúdo político durante a era do código de produção. Segundo o código de produção todos os criminosos deveriam ser punidos, o que significava que o final tinha de ser alterado em relação à peça original.
Um óptimo elenco, com John Garfield, Thomas Mitchell, Eddie Albert, e Ida Lupino, como filha de um dos pescadores, e graças ao seu estatuto de estrela teve honras de créditos em primeiro lugar.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

O Lobo do Mar (The Sea Wolf) 1941

São Francisco, 1900. Perseguido pela polícia, George Leach aceita entrar na tripulação do barco de pesca « The Ghost », apesar da sua reputação execrável. Ao largo de São Francisco, um transatlântico choca com outra embarcação : dois viajantes, o escritor Humphrey Van Weyden e Ruth Webster, evadida de uma prisão feminina, escapam milagrosamente à catástrofe e são recolhidos pelo « Ghost ». O seu temível capitão, Wolf Larsen, declara imediatamente aos dois náufragos que têm de permanecer a bordo durante toda a travessia porque ele não tem intenção alguma em perder tempo a voltar para Frisco.
Michael Curtiz adapta um romance de Jack London de 1906, com um argumento do jovem Robert Rossen, bem antes de realizar a sua primeira longa metragem. É um conto atmosférico, embora por vezes bastante literário sobre o poder de um sociopata descontrolado. Depois de uma breve introdução a alguns personagens chave em terra, a maior parte do filme passa-se a bordo do "The Ghost", um navio enorme que a maioria dos marinheiros conhece suficiente bem para ficar longe, já que o seu capitão "Wolf" Larsen, governa com punho de ferro com intimidação física e verbal. 
Há quem diga que este é o melhor papel da carreira de Edward G. Robinson, e mesmo não sendo o melhor é certamente dos melhores. Mas o filme também vive do brilhante naipe de secundários que tem. Ida Lupino e John Garfield como o casal de fugitivos, e ainda Alexander Knox, Gene Lockhart e Barry Fitzgerald.

sábado, 20 de fevereiro de 2021

O Último Refúgio (High Sierra) 1941

Roy Earle sai da prisão depois de estar oito anos preso, e é procurado por um chefe do crime, que o contrata para roubar um hotel na Califórnia. O assalto, entretanto, não sai como planeado, e Earle é forçado a fugir para as montanhas da Sierra Nevada.
Raoul Walsh realizou, e John Huston escreveu o argumento deste clássico de gangsters, baseado num romance do co-argumentista W.R. Burnett, que permitiu a Humphrey Bogart se tornar num protagonista de pleno direito. Walsh pega numa história dos clássicos westerns e transpõe-a para o género gangster, que mais tarde iria refinar em "White Heat"(1949).  O cinismo faz parte de Bogart, e há muito disso neste filme, e provavelmente foi isso que o catapultou para o sucesso. O seu personagem não é malicioso, embora use a violência contra todos que atravessam no seu caminho.
Ida Lupino volta a ser a co-estrela de Bogart, depois do sucesso de "They Drive by Night", igualmente realizado por Raoul Walsh. Devido à prestação dela no filme anterior, o Estúdio resolveu colocar o nome de Lupino em primeiro lugar nos créditos, mas sem dúvida que o filme é de Bogart. Os dois aparecem à frente de um grande elenco, que inclui Alan Curtis, Arthur Kennedy, Joan Leslie, e Cornel Wilde. 

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Vidas Nocturnas (They Drive by Night) 1940

Os irmãos Paul e Joe Fabrini (George Raft e Humphrey Bogart) dirigem um negócio de camionagem na Califórnia, principalmente virado para o mercado da fruta, transportando produtos das explorações agrícolas para os mercados de Los Angeles. Lutam para sobreviver contra os empresários corruptos e a intensa competição. São forçados a conduzir muitas horas e uma noite dão boleia à jovem Cassie Hartley (Ann Sheridan), que acabara de se despedir do seu emprego num terminal de camionagem. Os três testemunham a morte de um conhecido mútuo, que adormece ao volante. Isto causa um profundo efeito em Paulo e Joe, que ficam determinados a encontrar um modo de conseguir um bom dinheiro, para desistir deste trabalho. 
Um dos filmes mais populares da Warner no início dos anos 40, "They Drive by Night" é uma obra intensa e emocionante, que apresentava um quarteto de quatro estrelas (Raft, Bogard, Sheridan e Ida Lupino), e era baseado no livro "Long Haul", de A. I. Bezzerides, com argumento de Jerry Wald e Richard Macauley. A segunda parte do filme, é uma vaga adaptação de um outro filme chamado "Bordertown", um "bad girl" melodrama interpretado por Bette Davis e Paul Muni. Como as duas histórias se complementam, e são adaptadas de um modo convincente, acaba por ser uma refrescante mudança de ritmo, pouco normal nas produções de Hollywood. 
Já era a segunda colaboração entre Raoul Walsh e Humphrey Bogart, que por esta altura ainda não era uma estrela grande de Hollywood, mas sim um actor mais habituado a papéis de vilão. Os dois voltariam a encontrar-se no ano seguinte em "High Sierra", outra das mais interessantes obras da década de 40. A direcção de Walsh era sólida, e a interpretação de Boogie consegue manter o filme tenso o suficiente para que nunca consigamos adivinhar o que vai acontecer a seguir.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Sherlock Holmes Contra Moriarty (The Adventures of Sherlock Holmes) 1939

O Professor Moriaty arquitecta um plano para roubar as jóias da coroa na Torre de Londres. Para que não seja impedido por Holmes, Moriaty envolve-se em num assassinato para que o detective se distraia com o caso enquanto o professor realiza o roubo.
Entre 1939 e 1946 foi produzida uma série de 15 filmes sobre o lendário Sherlock Holmes e o seu fiel companheiro Watson, interpretados por Basil Rathbone e Nigel Bruce. Os dois primeiros filmes foram produzidos pela 20th Century Fox, passando depois para a Universal, que produziu os restantes, sempre com o mesmo par de actores. Estes dois primeiros filmes são passados no período vitoriano adequado de Doyle, os restantes, da Universal, são passados no período da Segunda Guerra Mundial.
O filme de hoje, é o segundo e último da Fox, por isso passado ainda na era vitoriana, e era vagamente baseado numa peça de William Gillete. George Zucco interpreta um magnifico Professor Moriaty, o vilão de serviço, força motriz do filme, enquanto que uma novinha Ida Lupino, então com 21 anos interpreta a donzela em perigo, numa combinação vencedora de contenção e resiliência. Realizado por Alfed L. Werker.

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Ladrão Dentro da Lei (The Lone Wolf Spy Hunt) 1939

Warren William é Lone Wolf é um antigo espião, determinado a permanecer reformado para o bem da sua filha, mas um gang de espiões internacionais rapta-o e obriga-o a roubar os planos de uma arma secreta. Tal como um espião secreto que se preze, Lone Wolf também é mulherengo, e tem dois amores: a namorada interpretada por Ida Lupino, e a espia sedutora interpretada por Rita Hayworth, pouco antes do estrelato. 
"The Lone Wolf Spy Hunt" é um remake de "The Lone Wolf´s Daughter", de 1929, e como o filme anterior é baseado na personagem criada por Louis Joseph Vance. Muitas pessoas pensam que Sean Connery foi o primeiro herói espião da história do cinema, mas o facto é que muitos anos antes houve uma outra personagem a caminhar pelos anéis da espionagem internacional. Warren William foi o actor que deu cara a este herói, em nove filmes.
Peter Godfrey realizou este segundo episódio da série, considerado também o melhor, e que contava com duas futuras estrelas de Hollywood como co-protagonistas: Ida Lupino e Rita Hayworth.  Muita acção, e muita espionagem estão garantidas.

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Ida Lupino - Actriz e Realizadora

 
Dominada pelos homens e limitada pelo restritivo Código Hays, a Hollywood do pós-guerra deu pouco apoio a uma realizadora que procurava fazer filmes sobre assuntos polémicos. Mas Ida Lupino resistiu ao sistema, escreveu e realizou uma série de filmes onde expôs o lado negro da sociedade americana, em tópicos como violação, mães solteiras, bigamia, entre muitos outros temas, que habitualmente só era retratados pelos homens.
Tendo crescido numa famosa família do teatro inglesa com raízes italianas, Lupino trabalhou como actriz desde a infância, e no cinema desde a adolescência. É mais conhecida pela sua versatilidade nos noirs do pós-guerra, onde mostrava as suas variações sobre a mulher dura com uma veia vulnerável. 
"Deep Valley" foi o fim de um contrato tenso com a Warner Brothers durante o qual ela dizia ser a "Bette Davis dos homens pobres", ela também seguiu a tendência de Bette Davis em perturbar o sistema e ser suspensa por reclamar dos seus papéis. Foi nesta altura que ela desenvolveu o interesse pela realização. 
Quando casou com o produtor Collier Young em 1948 formaram a sua própria editora, chamada The Filmakers. Lupino passava assim a fazer parte de um grupo de actores que desta forma assumiam um maior controle das suas carreiras, através das suas próprias produtores. Outros actores já tnham seguido o mesmo caminho, como John Garfield, John Wayne, Burt Lancaster ou Kirk Douglas. 
Da frente das camaras para trás delas foi um salto. A sua carreira de realizada era baseada em filmes baratos, afiados, sábios, e agradavelmente pequenos. Obras incisivas e memoráveis que eram sempre mais misteriosas do que deixavam transparecer. 
Neste ciclo, que começa hoje, vamos visitar uma boa parte da carreira de Isa Lupino. Começaremos pelo seu trabalho como actriz, e passaremos depois para o de realizadora. Espero que gostem. 

sábado, 6 de fevereiro de 2021

 Peço desculpa, pessoal. Tenho andado com problemas, mas volto muito em breve.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Dogma (Dogma) 1999

Dois anjos, Bartleby e Loki, são expulsos do Paraíso por Deus. Acreditam que podem regressar ao céu se aproveitando de um dogma, participando numa certa comemoração que perdoa todos os pecados de quem passa pela porta da catedral de Nova Jersey. Só que isto pode ter uma terrível consequência: o fim da humanidade. Para evitar que a tragédia ocorra é montada uma equipe de combate aos anjos, formada por Bethany Sloane, um 13º apóstolo negro, dois profetas e uma Musa Inspiradora.
O quarto filme de Kevin Smith, de quem já vimos outros dois neste ciclo, é uma obra controversa e hilariante, em que o objectivo era fazer uma comédia que espiritualmente reafirmante sobre os rebeldes do catolicismo, uma proeza nada pequena, na verdade. E o facto de Smith se sair tão bem, com apenas alguns erros, é uma prova do seu talento e dedicação. Antes do filme começar Smith começa com uma declaração, para as pessoas não se ofenderem, porque afinal é apenas um filme. Ao lermos a defesa hilariante e honesta de Smith e do seu filme, ficamos logo cientes das coisas. 
Estreando no festival de Cannes de 1999, veio a passar por diversos festivais antes da estreia em sala. Tem alguns nomes bem conhecidos no elenco, como Matt Damon, Ben Afleck e Linda Fiorentino. Não falta a partcipação das personagens Silent Bob e Jay.