quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Um Lance no Escuro (Night Moves) 1975

O ex-desportista e presentemente detective particular Harry Moseby (Gene Hackman) é contratado para o que parece ser um banal caso de um desaparecimento. Uma velha actriz de Hollywood, que só tem papéis por ser casada com o patrão do estúdio, quer que Harry Moseby encontre a sua enteada Delly Grastner (Melanie Griffith). O detetive acaba por se envolver com Paula (Jennifer Warren), que toma conta de Delly, uma ex prostituta que agora cuida de golfinhos. Harry vai à procura dela na Florida, mas começa a ver uma ligação entre a desaparecida, o mundo dos duplos de Hollywood, e um mecânico suspeito.
Injustamente esquecido nos dias de hoje, "Night Moves" é um dos melhores filmes de Arthur Penn. Um dos melhores exemplos do chamado "neo noir", fazendo parte de uma colheita de filmes que ajudou a redefinir o "film noir", e a passá-lo para os dias de hoje. Gene Hackman tem um dos mais famosos bigodes dos anos setenta, e um interpretação que nada fica a dever a outras como em "The French Connection", "The Conversation", ou "Superman".
"Night Moves" lida com os temas mais profundos do film noir: confiança (traída), amor (negado), cobiça, violência e o velho existencialismo. As personagens, não importa o quanto extremistas ou contraditórios seja o seu comportamento, permanecem complexas, naturalistas e reconhecíveis.
Um bom uso de exteriores na Flórida e em Los Angeles, e um grande elenco de apoio, que inclui ainda Harris Yulin, Kenneth Mars, James Woods, Susan Clark, entre outros. 

Link
Imdb

Sem comentários: