sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Super Fly (Super Fly) 1972

Super Fly é um traficante de droga que começa a aperceber-se que a sua vida vai acabar, e em breve, na prisão ou morto. Ele decide fugir desta vida fazendo o seu último golpe, transformando a cocaína em dinheiro, e fugindo para uma nova vida. O problema é que a Máfia não tem um plano de reforma para os seus homens, e não lhe vai dar hipótese de escolher entre ficar e continuar a vender, ou ir embora tranquilamente.
Nos anos setenta havia a "blaxploitation", um sub-género exclusivamente americano que esteve muito em voga entre 1970 e 1977. Eram filme dirigido para o público negro, de preferência para as classes mais baixas, e sobretudo para o público mais jovem. Eram filmes que glorificavam os traficantes, e os jovens dos gangs, e degradavam a mulher negra, não conquistando por isso o público mais velho.
"Super Fly", o filme, era um dos melhores exemplos deste movimento, primeiro filme realizado por Gordon Parks Jr, filho de Gordon Parks, também ele um realizador ligado ao "blaxploitation", sendo dele o filme mais icónico "Shaft".
"Super Fly" tornou-se num êxito controverso, com os críticos a lamentarem a sua influência sobre o consumo de cocaína, e a glorificação dos criminosos. Parks Jr retorquiu que estava apensas a contar as coisas como elas eram. A banda sonora, de Curtis Mayfield, conseguiu uma nomeação para um Grammy.

Link
Legendas
Imdb

Nenhum comentário: