segunda-feira, 29 de julho de 2013

Férias forçadas

Caros amigos, aconteceu-me um problema inesperado nestes últimos dias. A minha conta premium no Putlocker chegou ao fim, e não estou a conseguir renová-la. Como resultado disso, nas próximas semanas vou começar a perder links atrás de links, porque numa conta normal os links são automaticamente apagados após 14 dias sem serem usados.
Contudo, já tenho uma solução para isto: mudar de host. O próximo host que irei utilizar irá ser o Mega, antigo Megaupload. Pelo menos este site, permite que os links não sejam apagados se não forem utilizados.
Neste momento, já me encontro a recuperar todos os links antigos. Estou a recuperar uma média de 10 a 12 links por dia, pelo que em pouco tempo consigo recuperar a grande maioria. Podem experimentar já os links do ciclo do "fim do mundo", e nos próximos dias recuperarei todos os outros, pela ordem do inicio deste blog.
O My Two Thousand Movies ficará assim parado durante 3 semanas, para actualizações de links, embora o ciclo Jess Franco continuará aos Domingos.
Peço desculpa por este contratempo, mas faz de conta que são umas férias. Espero que se dêm bem com o Mega, e se tiverem alguma questão, basta perguntarem.

Fiquem lá com uma músiquita, e até breve.


domingo, 28 de julho de 2013

The Diabolical Dr.Z (Miss Muerte) 1965



Dr. Zimmer, um cientista brilhante mas excêntrico, desenvolve uma técnica de controlar as pessoas através de impulsos eletrónicos. Quando revela as suas descobertas à comunidade científica, declaram-no um charlatão e pedem a sua resignação. Decepcionado, o Dr. Zimmer morre de um ataque cardíaco, mas implora à sua adorável filha Irma para continuar o seu trabalho. Ela jura vingar o pai, e para isso coloca os olhos numa bela dançarina exótica, Nadja, com a intenção de controlar a sua vontade, usando-a como instrumento de vingança...
  "Miss Muerte" é um dos melhores filmes do espanhol Jess Franco. Co-escrito pelo colaborador de Buñuel, Jean-Claude Carriere (O Charme Discreto da Burguesia) e o próprio Franco, é um conto fascinante de obsessão e vingança que ensaia muitos dos favorecidos temas e imaginário do mundo de Franco.

Pode-se argumentar que os principais realizadores de terror europeus aperfeiçoaram alguns dos cenários do cinema de terror - Argento fez assassinatos melhor do que ninguém, Mario Bava dominou os ângulos dos protagonistas pelos corredores e câmeras mal iluminados, e ninguém adicionava o efeito do gore melhor do que Lucio Fulci - e este filme mostra-nos uma das especialidades de Franco: o acto do nightclub estilizado. Dos stripteases estilizados de Soledad Miranda e Rosalba Neri em Vampyros Lesbos (1970) e 99 Mulheres (1969), respectivamente, até ao balanço animado de Kiss Me Monster (1967) e o desempenho lânguido de Barbara McNair, cantando uma canção enquanto se contorcia no chão, em Venus in Furs (1969), tem-se a impressão de que o céu para Franco seria nada mais do que um clube nocturno com jazz a definir a batida. Doctor Z continua essa tradição, oferecendo um número maravilhosamente estilizado em que a dançarina exótica, usando um collant bordado com uma tarântula gigante na virilha, parece descansar sobre em um projecto de teia de aranha no chão e faz amor com um manequim masculino antes de colocar literalmente uma máscara da morte. Material imaginativo, e ferozmente erótico para 1965 - Franco nunca foi um realizador de rodeios.
Pitadas de erotismo para o lado, o filme oferece abundância de uma atmosfera silenciosa. Os espectadores habituados à natureza áspera, dos filmes posteriores de Franco apanham uma surpresa com um presente - a fotografia a preto e branco é artisticamente perfeita, lembrando os filmes de suspense de um Fritz Lang. Um filme como este é suficiente para determinar que Franco é capaz de de produzir um produto mais suave - embora na maioria das vezes, ele não esteja interessado em fazê-lo. O elenco, na sua maior parte desconhecido para o público norte-americano, faz um bom trabalho. Howard Vernon tem um papel menor do que se poderia esperar depois de The Awful Dr. Orlof (1961), mas absolve-se bem e começa a ser um dos destaques do filme - a sua sedução/morte nas mãos de Miss Death. Franco aparece num papel de apoio considerável, como um inspector de óculos reclamando de insónias. Um óptimo actor no seu próprio direito, ele facilmente rouba muitas das suas cenas e adiciona um pouco de humor ao processo. Daniel J. White, que escreveu a excelente música do filme e de muitos outros filmes de Franco, desempenha um colega do inspector de Franco. A melhor interpretação, no entanto, é feita por Estella Blain, a loira deslumbrante que impregna o caráter de "Miss Death", com uma pungente emoção e uma sensação de profundidade, que por vezes faz falta em filmes deste tipo. Ela é tão eficaz como Soledad Miranda no semi-remake do filme de Franco.
Legendado em inglês.

Critica do theresomethingouthere aqui.

Link 
Imdb 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

The Big Racket (Il Grande Racket) 1974



The Big Racket era o terceiro poliziotteschi de suspense do realizador Enzo G. Castellari, depois do sucesso comercial tremendo de High Crime (1973) e Street Law (1974). Estes dois filmes foram marcados por grandes perseguições e sequências de acção, acrobacias notáveis, e tinham imperiosamente carismáticas performances de Franco Nero. Em muitos aspectos, estes filmes eram uma celebração fascista de machismo desenfreado e da masculinidade desmarcada. Um estudo de caso perfeito para o feminismo concomitante. Basta dizer que The Big Racket é um dos filmes mais machistas de Castellari. As únicas personagens do sexo feminino são uma bandida masculinizada, e uma adolescente que comete suicídio depois de ser violada. Sim, estamos mais uma vez no firmamento social, polarizado que marca a escrita de Massimo De Rita e Arduino Maluri. Em vez de bigode eriçado de Nero e penetrantes olhos azuis, temos a descontração de Fabio Testi. Testi não tem o carisma de Nero, e parece lutar com o fardo de ser o centro moral do filme. Ele está muito mais firme a interpretar o descontraído policia undercover no quarto poliziotteschi de Castellari The Heroin Busters (1977). Neste filme Testi é magnífico, mas parece pouco à vontade com o personagem do Inspector Nico Palmieri, e, por vezes, o seu desempenho é artificial e não convincente.
O filme começa com uma técnica familiar a Castellari, uma montagem que estabelece o cenário da acção. Neste caso, ilustrando a brutalidade e a crueldade da extorsão de dinheiro pelo meio de esquemas de proteção. A outra coisa que a montagem de abertura faz é estabelecer a monstruosidade dos vilões. Na melhor tradição dos filmes de vigilantes, os vilões são apresentados de tal forma, que é quase impossível para o público não aplaudir sua morte violenta. O reinado de terror administrado por estes vândalos covardes e imaturos é apoiado por um sindicato do crime, cujos membros escapam sempre da justiça. Palmieri está determinado a dar um fim a todo este terrorismo. Num momento surpreendente em que ele e o seu carro são empurrado para o lado de um enorme aterro. Uma câmera colocada dentro do carro dá à cena uma intensidade e rapidez impressionante. Infelizmente, o filme não chega a viver este momento brilhante. Ma dá a Palmieri o motivo da vingança pessoal.
Uma das surpresas é a própria proximidade do Palmieri à criminalidade. Com o objetivo de expulsar os criminosos ele recorre a violar a lei. Oferece dinheiro a um bandido cavalheiro, Pepe (Vincent Gardenia), a fim de obter informações. Este evento acaba por conduzir à sua demissão, e é neste ponto que The Big Racket realmente descola e lidera de forma inesperada no terreno do filme do vigilante. O modelo para o terço final é o de "The Dirty Dozen" (1967) como Palmieri a recrutar todos aqueles que sofreram dificuldades nas mãos do sindicato.
The Big Racket é uma visão ácida, indignada e amargurada de instituições falhadas. A sua moeda é a desconfiança e a paranóia e o quadro final congelado do desespero de um Palmieri enfurecido, é a nota perfeita em que para terminar o filme. 
Não tem legendas, é dobrado em inglês.

Link
Imdb

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Almost Human (Milano Odia: la Polizia non Può Sparare) 1974



Depois de um assalto a um banco frustrado, o ladrão desequilibrado e motorista de fuga Giulio Sacchi (Tomas Milian) é espancado e pontapeado pelo seu bando, e encontra consolo apenas nos braços da namorada, Iona (Strindberg). Uma tarde, ele elabora um plano de resgate para ganhar algum dinheiro fácil quando Mary Lou (Belli), filha de um milionário, e pede ajuda a dois dos criminosos (Santercole e Lovelock) para o ajudarem a executar um rapto. No entanto, o persistente Inspector Grandi (Henry Silva) alcança o rasto de Giulio e, frustrado pelos obstáculos burocráticos da polícia milanesa, recorre a táticas brutais de vigilancia para levar este psicopata louco para a cadeia.
Segunda incursão no cinema do crime italiano do realizador Umberto Lenzi, depois de um sólido "Gang War in Milan", é sem dúvida o seu melhor, oferecendo muita acção e emoção desprezivel, com Milian e Silva a competirem para ver quem consegue ter o papel maior. Tal como na posterior colaboração entre Lenzi e Milian, "Rome: Armed to the Teeth", qualquer hipótese para este divertido e degenerado filme de encontrar o seu público foi impedida nos EUA, por distribuidores míopes que tentaram cortá-lo ás tiras, e vários anos mais tarde, tentaram passar o produto como um filme de terror. Felizmente o renascimento do Eurocult subsequente ajudou consideravelmente a sua reputação, com os fãs a serem capazes de apreciá-lo nos seus próprios termos e saborearem os prazeres incidentais, como a banda sonora funky de Ennio Morricone (com a ajuda de Bruno Nicolai). Numa interpretação destemida, Milian rouba a maior parte do filme, mas toda a gente faz um bom trabalho, com Ray Lovelock e Anita Strindberg tão interessantes, que mereciam um pouco mais de tempo na tela. 
Lenzi é mais conhecido, principalmente pelos seus filmes de canibais e terror, mas também fez alguns grandes filmes do mundo do crime (Violent Nápoles e Sadists Syndicate são outros dois belos exemplos). Aqui ele fez um filme tão violento, rápido e desprezível que depois até foi promovido com um filme de terror na América, se é que isso se pode chamar promoção.
Legendado em inglês.

Link
Imdb

Rabid Dogs (Cani Arrabbiati) 1974



Quando Mario Bava terminava o seu penúltimo filme, um dos seus apoiantes morreu, e todas as filmagens ficaram trancadas numa batalha jurídica complexa. Bava, que morreu em 1980, nunca vi este filme pronto. Os direitos acabaram por ser resgatados muitos anos depois, durante os anos 90, e foi então que o filme foi montado. Mas o filho de Bava, Lamberto Bava, que tinha visto a produção original, e não estava contente com esta montagem, e fez a sua própria, que teve uma estreia teatral em 2002. E assim, como acontece com alguns dos filmes de Orson Welles, não há uma montagem defintiva do filme.
O filme em si tem um início explosivo: um gang de criminosos entra em cena, mata algumas pessoas, e rouba um saco de dinheiro. Durante a fuga, os policias matam o motorista e fazem um buraco no tanque de gasolina. A pé, um dos bandidos dispara sobre uma mulher e rapta a sua amiga. Os três homens e a refém, de seguida, apanham o transporte mais próximo disponível, conduzido por um homem de meia-idade de cabeça fria, acompanhado por um menino doente. Como uma peça de teatro perturbadora, a maior parte do filme passa-se dentro do carro, entre este pequeno grupo de pessoas, jogando jogos psicológicos uns com os outros, cada um a tentar escapar ileso. 
O filme tem sido comparado ao de Wes Craven, The Last House on the Left (1972), pela sua violência psicológica perante a mulher e a criança, mas esses elementos são bastante menores no esquema geral do filme (é mais uma ameaça do que uma violência real); para não falar que era foi a actriz principal, Lea Lander, que lutou para resgatar o filme do limbo. 
"Rabid Dogs" é definitivamente um dos filmes mais pessimistas de Bava, mas mostra o quão longe o mestre era capaz de chegar para alcançar um pantamar mais realista, e menos expressionista.

Link
Imdb

terça-feira, 23 de julho de 2013

Revolver (Revolver) 1973



Em "Revolver" Oliver Reed interpreta Vito Caprini, um ex-policia que agora é o diretor de uma grande prisão no norte da Itália. Bem casado e muito bom no seu trabalho, Caprini é o modelo de um cidadão no lado certo da lei. Fabio Testi interpreta Milo Ruiz, um ladrão francês cujo primeiro roubo em Itália lhe corre muito mal e termina com ele a enterrar o melhor amigo e cúmplice criminoso numa cova anónima. Depois de ser preso, Milo é colocado na prisão de Caprini, e entre estes dois homens, sem nada em comum, são forçados a ficar juntos por razões misteriosas. A bela esposa de Caprini (Agostina Belli) é raptada, e Vito se a quer de volta, deve manter-se em silêncio e ajudar Milo a fugir da prisão.Acontece é que Milo não sabe de ninguém que o queira ajudar a fugir da prisão...
Revolver não é tão cheio de acção como se vê noutros filmes policiais italianos, embora tenha a sua parte de brigas, tiroteios e perseguições. Este filme tem várias coisas em mente, a principal delas é como a sociedade valoriza uma pessoa sobre a outra, e por quê. O filme apresenta-nos uma resposta, mas ao mesmo tempo pergunta que os espectadores concordam ou não. Revolver tenha o mistério central em sabermos quem quer Milo Ruiz fora da prisão e por isso, é principalmente uma história de personagens, focalizada na relação entre o policia e o criminoso. Como os dois são lentamente forçados a trabalhar em conjunto, para se manterem vivos, o argumento mostra uma mão firme retratando-nos pessoas muito diferentes, com objetivos diferentes. A confiança relutante que eles formam é crível e comovente. Muita desta eficácia pode ser atribuída aos excelentes desempenhos de Reed e Testi.
Também contribuem para a força de Revolver a habitual excelente banda-sonora de Ennio Morricone, e uma realização muito segura de Sergio Sollima, que já tinha feito um óptimo trabalho em "Violent City". 
Filme sem legendas, dobrado em inglês.

Link 
Imdb 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

The Violent Four (Banditi a Milano) 1968



Excelente docu-drama da década de 60, sobre um notável assalto a um banco, em Milão, não é bem um poliziottescho mas um sólido filme sobre o crime, que funciona como um soco político. A sua montagem irregular e a emocionante realização de Carlo Lizzani, ajudada pelo excelente o desempenho de Gian Maria Volonté como o sociopata líder de um gang. É quase tão surpreendente como ver Tomas Milian interpretar o comissário da polícia de Milão. A montagem do roubo insano, a perseguição e as mortes sem sentido que se seguem, são tão emocionantes como a acção quando ela explode.
Antecipando o boom dos filmes policiais italianos, "Banditi a Milano" tem uma aparência diferente dos típicos poliziotto dos anos 70, com Lizzani a tomar o filme como um documentário para a abordagem do tema - uma reconstrução de um assalto real, que tornou o centro de Milão numa pista de corrida.
Ao mesmo tempo, Lizzani é cuidadoso para não nos deixar esquecer que estamos a assistir a um filme, e vemos isso logo no quadro de congelamento de abertura, que mostra um dos bandidos em fuga e, de seguida, apresenta a sua captura por uma multidão enfurecida, ou o mais tarde -, mas cronologicamente antes - numa cena em que os assaltantes tentam convencer um transeunte curioso que um comercial está a ser filmado no interior do banco, que não está a ser roubado de verdade. 

O filme tem uma estrutura curiosa, começando com 10 minutos de pequenas vinhetas que, além de introduzir o chefe de polícia interpretado por Tomas Milian, dão um retrato caleidoscópico do crime e da cidade. 
O cérebro por trás da quadrilha, que fez cerca de 17 assaltos a bancos nos anos anteriores é Cavallero, interpretado por Gian Maria Volonté. Um estrategista afiado que não deixa nada ao acaso e beneficia da emoção do roubo, tanto como o dinheiro que ele trás, é carismático, megalomaníaco e tem um gosto pela literatura existencialista e a história militar. 
Legendas em inglês. 

Link
Imdb

Tributo a Jess Franco

domingo, 21 de julho de 2013

The Awful Dr. Arlof (Gritos en la Noche) 1962



A obra revelação de Franco, "The Awful Dr. Orloff", é um filme de período gótico que muito pede emprestado ao maravilhoso "Les Yeaux Sans Visage", de George Franju - um dos mais belos de todos os filmes de terror. Dr. Orloff (Vernon) é um cirurgião perturbado que está obcecado com a tarefa de encontrar mulheres cuja carne possa substituir o rosto cheio de cicatrizes da sua anteriormente linda filha Melissa, que ficou gravemente queimada num incêndio. Envolve encontrar jovens prostitutas/cantores de bares/jovens mulheres solteiras sem qualquer ocupação fixa, raptá-las, matá-las, tirar-lhes a pele e, de seguida, fazer-lhes um enxerto no rosto de Ms.Orloff. Ele não gosta do que faz, embora diga - "Só mais algumas mulheres ... e eu vou encontrar uma cura para a minha amada Melissa." Infelizmente, ela continua a rejeitar os transplantes e por isso o trabalho deve começar de novo a partir do zero. Para ajudá-lo neste trabalho tem o demente Morpho, um monstro cego, salvo por Orloff de uma execução frustrada, cujo ódio sádico às mulheres permite-lhe horas intermináveis ​​de prazer a aterrorizá-las. O rapto e o assassinato de uma jovem mulher em Hartog leva o lendário detetive Tanner (Conrado San Martin) a ser colocado na caso. Ao longo da investigação ele encontra testemunhas para produzir um retrato falado do suspeito...
Não há nada surpreendente no argumento e o ritmo é propenso a fazer sonolência até mesmo aos maiores fãs do cinema de terror. No entanto, o que é significativo é o aspecto revolucionário e a franqueza sexual em exibição. Os ataques de Morpho são verdadeiramente inquietantes como se estivessem a ser dirigidos por uma emoção sexual, o que é muito desconfortável de se ver. O gosto de Franco por jovens a despirem-se, e, posteriormente, a serem abusadas para o nosso entretenimento, não é algo que se ache atraente - mesmo em Orloff, onde tudo que é relativamente inofensivo pelas suas normas posteriores, todo o sexo e a violência tem um efeito desagradável.  
A base para o filme é o romance de Edgar Wallace "The Dead Eyes of London", filmado em 1939, com Bela Lugosi, que apresentava um médico (chamado Orloff) que usava um cego para fazer o seu trabalho sujo. A sequência de abertura de The Awful Dr. Orloff é fortemente reminiscente do clássico thriller de 1946 de Robert Siodmak, The Spiral Staircase: num quarto de um apartamento por cima da rua, uma mulher é atacada por um assaltante, que se esconde dentro do armário. Considerando a câmera objetiva de Siodmak fechada no olho do assassino, Franco dá-nos um assassino cego cujo rosto é uma máscara grotesca. As semelhanças e as diferenças entre The Awful Dr. Orloff e The Spiral Staircase dão-nos pistas sobre as fontes de Franco. O que se segue é construído sobre uma estrutura de fontes: o poderoso brutamontes e confuso assassino recorda-nos o monstro de Frankenstein nos filmes da Hammer. Da mesma forma, o cientista obcecado do Dr. Orloff recorda-nos Peter Cushing como o imoral Dr. Frankenstein.
 A fotografia de George Pacheco é impressionantemente atmosférica, adicionando alguns momentos realmente assustadores num filme onde faltam os sustos genuínos.
Filme sem legendas, com audio em espanhol. 
  
Critica do theresomethingouthere aqui

Link
Imdb

A Trilogia do Crime de Fernando di Leo

Durante o boom dos anos 60 e 70, os produtores especializaram-se em filmes de acção que poderiam exportar facilmente, mesmo que isso significasse trabalhar em géneros que não fossem exatamente populares localmente, como os Westerns do cinema italiano. O argumentista e realizador Fernando Di Leo trabalhou com Sergio Leone nos primeirosspaghettis, e então, tentou a sua sorte numa enorme variedade de géneros, tendo os seus maiores sucessos com dramas eróticos e os filmes de crime conhecidos como poliziotteschi. Ao contrário dos westerns, os melhores filmes policiais italianos chegaram repletos de detalhes privilegiados, uma vez que se originavam na casa da máfia. Os filmes de gangster de Di Leo, tinham uma inclinação especial de esquerda, assumindo a corrupção política, e é claro que tinham pesados ​​elementos de exploitation.
A trilogia de Fernando di Leo está ligada pelo tema, e não pelo enredo. Nenhum destes filmes são obras-primas, mas têm um feeling emocionante, sobretudo nas sequências de acção. Luis Bacalov fez a banda sonora para todos, mas The Italian Connection, é o seu trabalho mais inovador, combinando elementos do velho mundo com música rock progressiva. Mas os filmes de Di Leo são principalmente distinguidos pela perspectiva sobre o poder, que critica o facilmente anulado "código de honra" entre os bandidos e a indiferença de uma força policial. No mundo de Di Leo, os homens fazem o seu próprio jogo, aprendendo a confiar apenas nas suas relações de sangue.
Tarantino foi muito influenciado pelo trabalho deste realizador, especialmente em Reservoir Dogs, e Pulp Fiction.



The Boss (Il Boss) 1973



Enquanto os jokesters irreverentes do Mystery Science Theater 3000 consideraram Henry Silva como o mais assustador homem vivo, não há como negar que ele foi um dos vilões mais intimidantes de sempre. Esse facto nunca foi mais evidente do que no filme de acção/crime italiano, The Boss. O veículo perfeito para a marca de Silva, de ter uma cara de pedra.
Ele interpreta Nick Lanzetta, o top dos assassinos/executores da família do crime D'Aniello. Acompanhá-lo num trabalho de sucesso, já em andamento, nos minutos iniciais do filme. Membros de alto escalão do clã rival, Attardi, estão a desfrutar de uma exibição privada de um filme porno quando Lanzetta interrompe a festa, disparando granadas de fuzil da cabine de projecção. (os seus métodos não são exatamente simples) Esta execução não só surpreende a polícia, mas deixa os membros sobreviventes dos Attardis furiosos, com sede de vingança. O executor dos Attardi Cocchi (Pier Paolo Capponi) jura destruir a família D'Aniello e pessoalmente matar Lanzetta peloque ele fez. A guerra entre gangs em larga escala parece inevitável.
The Boss e os outros títulos poliziotteschi são, na sua essência, exploitation movies - a violência e o crime predominam. A contagem de corpos é muito elevada, com a maioria dos personagens a aparecer morto no final, e as mulheres servem para qualquer um curtir. Mas o realizador Fernando Di Leo consegue manter um pé firmemente plantado na realidade. Nunca deixa a acção ir até ao topo, e se os personagens não são particularmente profundos são recortes, pelo menos não de papelão. Di Leo está interessado principalmente nas diversas classes de pessoas dentro da estrutura organizacional da máfia, desde o homem de mão do mais baixo nível, até ao topo do ranking, e como eles interagem. Parece especialmente fascinado com a forma como os homens que colocam como grande importância na honra e a lealdade, no entanto, podem trair-se uns aos outros num piscar de olhos, se o preço for justo ou os seus pescoços estiverem em perigo. Políticas e questões sociais são abordadas, mas é dada muito menos ênfase do que nos filmes de crime de Damiano Damiani, por exemplo, que estão principalmente preocupados com a corrupção do governo e quase completamente desprovidos de acção. Di Leo é mais comercial do que a mente, consciente de que o público que vai ao cinema em geral prefer ver um corajoso tiroteio ou uma bela mulher despida do que ouvir uma discussão prolixa de influências da máfia no Ministério da Justiça.  
O estilo visual de Di Leo é menos chamativo do que muitos dos seus contemporâneos italianos, empregando uma abordagem na realização relativamente simples. Além do ocasional de ângulo de inclinação, mantém as coisas bastante simples. Isso combina em "The Boss" muito bem. O ritmo acelerado vacila sempre que a história muda dos mafiosos para a polícia, representada por um comissário corrupto (Gianno Garko) e o seu administrador superior (Vittorio Caprioli); uma boa parte destas cenas não são realmente necessárias. A interpretação de Henry Silva como Lanzetta é um exemplo clássico de como a presença na tela de um determinado actor pode detalhar um personagem um pouco limitado. Ou friamente calmo ou regiamente chateado (aparentemente sem emoções), e o anti-herói niilista de Silva domina totalmente o filme. É um dos seus melhores e mais memoráveis​ papéis​.
Legendas em inglês.  

Link 
Imdb

The Italian Connection (La Mala Ordina) 1972



O argumento é bastante simples. Dois hitmen americanos (Henry Silva e Woody Strode) são enviados para Milão por um chefe da máfia americana para matar Luca Canali (Mario Adorf), um chulo e ex-gangster de baixo nível. Aos dois assassinos é-lhes dito para matá-lo com brutalidade e publicamente, a fim de enviar uma mensagem para outras pessoas. Também lhes é dito para deixarem o corpo de modo a causar uma impressão que tenha sido o gang de Don Vito Tressoldi (Adolfo Celi), aliado ostensivo do seu chefe, que não tem a confiança dos seus parceiros em Nova York. Os assassinos mostram-se em Milão e começam a caça com a ajuda de Don Tressoldi e um guia local, mas Luca Canali não é tão fácil de capturar como todos esperam ...
Ultra-violência, perseguições de carro, a música, a moda incompreensível dos anos 70, e bigodes farfalhudos são a norma. Infelizmente, o filme sofre das mesmas falhas do que o cinema de género italiano em geral - argumento pobre, diálogo e caracterização, e os personagens se comportam como um giallo-fashion, como manequins de madeira, completos idiotas, assassinos violentos. "La Mala Ordina" não está inteiramente livre desses problemas, mas é a cabeça e o corpo, acima da maioria dos seus pares.
O principal elemento deste filme é Luca Canali, the Man. Luca, um operador menor numa situação má, é interpretado por um Mario Adorf, maior do que a vida. Esqueçam o realismo, este é o chulo que todos adoram, tratando dos negócios e tentando proteger a sua ex-mulher e a filha. É impossível não gostar de Luca. Adorf tem uma presença física incrível - ele precorre o filme como um urso ferido, com uma mandíbula gigante cheia de enormes dentes brancos. Luca só quer dar-se bem com toda a gente, mas quando tem de lutar pela vida, vai provar que é um osso duro de roer. Obviamente, o personagem é um absurdo, mas Adorf tem carisma, e vamos torcer por ele.
Henry Silva e Woody Strode fazem uma excelente equipa como os assassinos, e proporcionam grandes antagonismos. Ambos são veteranos do cinema italiano e Di Leo consegue tirar o melhor proveito deles. Strode tinha quase 60 anos, mas exala um poder silencioso, enquanto Silva desempenha uma personagem desprezível. O filme deixa claro que o personagem de Strode sabe que o de Silva é um idiota, mas é profissional demais para arrastar o problema para outro nível. 
Estas duas personagens, de Silva e Strode, assim como todos os filmes do poliziotteschi em geral, foram uma grande influência para Tarantino em "Pulp Fiction". É impossível vermos este filme, e não vermos alí retratadas as personagens de Travolta e Samuel L. Jackson.

Link 
Imdb 

sábado, 20 de julho de 2013

A Partir de 2 de Agosto...



Ciclo Edward Dmytryk, com mais de 20 filmes, entre os quais muitas raridades. A não perder.

Calibre Nove (Milano Calibro 9) 1972



Calibre Nove (1972), o primeiro filme de Fernando Di Leo de uma trilogia de filmes de gangsters, abre com uma cena algo saída de um thriller de espionagem - pacotes passados ​​de mão em mão até que ao trade-off no metro, e de seguida, as trocas de volta até que um novo pacote é trazido de volta para casa, mas rapidamente somos levados para uma sequência de brutalidade chocante, ainda mais brutal porque os personagens que são sistematicamente torturados e assassinados (explodidos por dinamite numa caverna nas colinas, como algo de um melodrama perverso) não são culpados dos crimes de que eles são suspeitos, e são simplesmente dispensáveis.
O filme de estreia sobre a Máfia de Fernando Di Leo, um argumentista veterano de spaghetti westerns que chegou a este filme depois de dirigir um punhado de giallos e filmes de sexploitation, estabelece a sensibilidade dos seus filmes de gangsters futuros: filmes dificeis, com uma insensível brutalidade, a conveniência impiedosa e um entendimento do que é dispensável, que é intocável, e o que acontece quando essas regras são quebradas. Este conjunto limita os filmes da máfia italiana em quatro pontos ásperos, e duros: a ganância, a ambição, a vingança, a corrupção e a mentira do Código Penal. 
Estes filmes são difíceis, despojados, com narrativas magras, onde as teias complexas de alianças e traições são definidas com linhas de histórias de força, e colocadas em movimento com uma força implacável. Não que eles se movam ao ritmo da metralhadora, mas as tramas e esquemas saem fora do controle de todos os envolvidos e as reverberações de cada ataque de sucesso ou fracasso, tem consequências que se propagam através do submundo.
Neste filme, os capangas de um chefe da máfia chamado The Americano (Lionel Stander) têm total liberdade para capturar um ex-membro da quadrilha, Ugo (Gastone Moschin), que é suspeito de roubar o seu bando, mas um outro chefe do crime e um assassino local, amigos de Ugo, dão-lhe uma mãozinha. Mas este tipo de proteção é passageira...
Amanhã veremos os outros dois filmes desta trilogia.

Link 
Imdb