quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Rasto da Pantera (Track of the Cat) 1954



Track of the Cat é uma espécie de western noir. Dirigido pelo lendário William Wellman, perto do final da sua carreira, que tinha começado no período do cinema mudo. O filme é bastante interessante cinematograficamente, porque o background nas cenas ao ar livre é a preto e branco. A única cor visível é a roupa das personagens que se destaca nitidamente contra o fundo. O filme conta a história da rica, mas muito disfuncional família Bridges. Eles são os donos de uma quinta nas montanhas, no noroeste, por volta da passagem para o século XX. 
Robert Mitchum é a estrela principal como Curt, o irmão do meio de três irmãos. Está obcecado com a idéia de que uma mítica pantera negra se disse estar a vaguear pelas colinas e aparece a cada ano com as primeiras quedas de neve. William Hopper e Tab Hunter são os irmãos, mais velho e mais novo, respectivamente, e Teresa Wright interpreta a irmã. As outras pessoas da casa (ou do filme) são a religiosa mãe sempre a recitar a bíblia, o pai alcoólatra, a namorada do filho mais novo, e o empregado da família, Joe Sam, um antigo e misterioso nativo americano que prevê a aparecimento anual da fera.
A história começa no início da manhã no primeiro nevão da estação. Os fazendeiros são despertados pela agitação do gado. Quando os filhos se preparam para ir atrás da pantera suspeita, e a mãe prepara o café da manhã, rapidamente se torna evidente o quanto problemática esta família é. O filho mais velho é um seguidor de Joe Sam e está no processo de esculpir um gato como um talismã para afastar a criatura. Mitchum é o "homem" da casa e também cobiça a namorada de Tab. 
Os pais são personagens muito interessantes. Beulah Bondi, que pode ser vista como a mãe de Jimmy Stewart em "It's a Wonderful Life", é uma personagem completamente diferente aqui. Ela é uma mulher muito dura a citar Bíblia, mas esconde um centro egoísta bem obscuro. O pai (Philip Tonge) uma das melhores representações de alcoólatra já vistas. Bebe, fica feliz, desmaia, acorda e começa tudo novamente. Não tem idéia do que está a acontecer com o resto da família.
Track of the Cat, de William Wellman tem uma reputação como um interessante western psicológico, sendo um dos favoritos de Martin Scorsese. Wellman tenta aliar uma aventura ao ar livre simbólica com um drama familiar disfuncional e claustrofóbico. O filme de 1954 é baseado em um romance de Walter Van Tilburg Clark, cujo livro mais conhecido, "The Ox-Bow Incident", tinha sido filmado por Wellman, em 1943. Enquanto o filme anterior está mais preocupado com as injustiças sociais, Track of the Cat olha para as injustiças dentro de uma família.

Link 
Imdb

Sem comentários: