quarta-feira, 26 de junho de 2013

El Bosque del Lobo (El Bosque del Lobo) 1970


Benito Freire, modesto viajante que tenta o melhor fazendo comércio de rua, de imagens sacras e ao longo do "Caminho de Santiago", no início do século XIX, é na verdade, um sofredor solitário e infeliz, com uma forma particular de epilepsia que o transforma em assassino feroz de jovens mulheres, desenha a sua peregrinação através dos bosques da Galiza. Apesar da confiança depositada nele pelas aldeias que ele frequenta, o desaparecimento alarmante de uma jovem donzela, e fortes indícios de que pesam sobre a sua pessoa, torna-se numa perseguição feroz que vai levar à sua captura inevitável.  
Baseado no romance "El bosque de Ancines" de Carlos Martínez-Barbeito, e inspirado na figura do lendário lobisomem 'Manuel Blanco Romasanta, o filme do realizador espanhol Pedro Olea é uma adaptação bastante modesta, que retrata as vicissitudes tristes de um psicótico assassino da Espanha do século XIX, tentando recuperar um ambiente de reconstrução que evoca o espírito do tempo entre superstições populares (o licantropismo) e o drama humano de um "ser" marcado pelo estigma de um mal desconhecido e terrível. 
O resultado é uma colagem de sequências narrativas bastante estáticas. São de algum interesse certas cenas relacionadas com rituais fúnebres populares até há alguns anos atrás, no Mediterrâneo, incluindo o sul da Itália (o círculo triste de homens em volta corpo do jovem no início do filme, uma cena que tem um certa confiabilidade antropológica) e a evocação das lendas sobre a licantropia como uma forma de superstição ligada a uma interpretação obscura da epilépsia. 
Se o cinema é sobre movimentar a nossa mente para um outro tempo ou espaço, então este filme é uma obra-prima. Por outro lado, ao contrário da maioria dos filmes norte-americanos, não há violência desnecessária em um presente e mesmo quando Benito Freire (o lobisomem) mata, como o filme nos é contado, podemos mesmo sentir pena ele. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: